O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) promove no dia 22 de junho a V edição do Arraiá do Comércio, a partir das 17h30, no Centro de Atividades do Sesc, localizado na Avenida Venezuela, bairro Mecejana.
Com o tema “Tupã-queem – Nosso grande diamente”, o evento este ano faz referência à lenda indígena da Serra do Tepequém, no Amajari, e celebrará a biodiversidade presente na Estância Ecológica Sesc, também localizada no município.
O evento será aberto ao público e terá apresentações das quadrilhas do Centro de Educação Sesc e da tradicional Zé Monteirão, além de show musical com Neto Andrade e comercialização de comidas típicas.
17h30 – Apresentação de quadrilhas do Centro de Educação Sesc
21h40 – Apresentação da quadrilha Zé Monteirão
19h e 20h20 – Show musical com Neto Andrade
Tupã-queem – Nosso grande diamante
A lenda conta a história de um grande vulcão que vivia “zangado” e, com suas larvas, queimava tudo à sua volta, destruindo a floresta e afastando os animais.
Quando a comunidade já estava preocupada com a falta do que caçar, colher e pescar, o pajé convocou a todos para se reunirem. Em volta da fogueira, ele relevou uma mensagem: apenas o sacrifício de três virgens encerraria a fúria do vulcão.
Três lindas jovens se ofereceram para realizar o sacrifício em benefício de seu povo e, em um ritual, atiraram-se no vulcão.
Satisfeito, o vulcão deixou de lançar lavas e passou a soltar diamantes. O vulcão, hoje, é a Serra do Tepequém, o qual tem a sua frente três serras que representam as jovens sacrificadas. Segundo a lenda, Tupã-queem significa “deus do fogo”.
O que: V Arraiá do Comércio;
Quando: dia 22/06, a partir das 17h30, no Sesc Mecejana;
Como: aberto ao público, com entrada gratuita.
Mín. 24° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 35°
Chuvas esparsas