Domingo, 14 de Julho de 2024 19:51
95 98113 6002
Geral SANEAMENTO BÁSICO

Boa Vista completa 134 anos com cobertura quase total da capital em saneamento básico

Investimentos elevaram a capital a três posições no ranking do saneamento, saindo de 31º em 2022, para 28º em 2023, entre os 5 mil municípios melhor avaliados.

09/07/2024 05h40 Atualizada há 6 dias
Por: Ribamar Rocha Fonte: Tiana Brazão - Secom Roraima
FOTOGRAFIAS: Ascom/Caer
FOTOGRAFIAS: Ascom/Caer

Boa Vista comemora 134 anos neste dia 9 de julho, compondo a lista dos municípios mais beneficiados com a universalização do saneamento básico pelo Governo do Estado por meio da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), em uma cobertura que inclui abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos, e de perdas de água. 

Estes investimentos elevaram a capital a três posições no ranking do saneamento, saindo de 31º em 2022, para 28º em 2023, entre os 5 mil municípios melhor avaliados.

O abastecimento com água potável é garantido por um sistema composto de Centro de Captação de água bruta do rio Branco, localizado no bairro São Pedro que, em seguida, envia para ETA (Estação de Tratamento de Água) e, posteriormente, para o CRD (Centro de Reservação de água), também no São Pedro.

Do CRD São Pedro, a água tratada é distribuída para os CRDs São Vicente, Buritis, Raiar do Sol, Pintolândia, Equatorial, Tancredo Neves, Caranã, Cidade Satélite e Vila Jardim. A Caer dispõe ainda de 96 poços ativos, que reforçam o abastecimento em toda  a capital com produção média de 650 litros por segundo.

“É uma felicidade que Boa Vista, nos seus 134 anos, seja uma capital universalizada no acesso à água potável. São 99,7% de acesso à água potável da nossa cidade e 96,4% de coleta e tratamento de esgoto. É nosso dever ampliá-los ainda mais e esse trabalho avança da capital ao interior. O Governo, por meio da Caer, trabalha para que esse direito seja garantido a todos”, declarou o governador Antonio Denarium.

Em 2022, a Caer implantou os sistemas de abastecimento nos bairros Nova Vida, Jardim das Copaíbas e Senador Hélio Campos. Atualmente, estão em andamento as obras da Cooperativa Unicarvão, bem como dos sistemas dos bairros João de Barro e Pedra Pintada.

No começo de 2024, a Caer anunciou a terceira etapa de perfuração de poços, como parte do Programa Água para Todos, prevendo a perfuração de 50 poços em todo Estado, sendo 30 no interior e 20 na capital. Em Boa Vista, dois poços estão sendo perfurados no bairro João de Barro, e vão somar ao sistema de abastecimento que está em construção, beneficiando mais de 15 mil pessoas que moram na localidade.

Esgotamento sanitário

A Caer está realizando revitalização em sete EEEs (Estações Elevatórias de Esgoto) da capital, desde a infraestrutura elétrica das caixas de ligações das bombas, pintura, troca de equipamentos, limpeza dos poços das bombas e também nas caixas de válvulas.

As Estações Elevatórias Paraviana, localizada na rua Aroeira, bairro Paraviana; e Mirandinha, localizada na Rua José Casemiro, no bairro Canarinho; já tiveram a revitalização concluída. E a Estação do Caxangá, localizada no Bairro Calungá, está com as obras de reforma completa em andamento, por ocasião do Parque Rio Branco.

Ao todo receberão a manutenção, as elevatórias Paraviana, Caçari, Mirandinha, Caxangá, Caranã, Parque Rio Branco e Lagoa de Estabilização, um investimento de cerca de R$ 3 milhões, oriundos de recursos próprios da Caer.

“As metas para 2033 do Marco Legal do saneamento, Boa Vista já alcançou. E graças ao investimento maciço do Governo do Estado, estamos concluindo o sistema de abastecimento de água dos bairros Pedra Pintada e João de Barro, um investimento de R$ 20 milhões de reais. Então, é motivo de orgulho e satisfação, comemorar mais um aniversário da nossa capital, uma capital que é universalizada no saneamento, tanto na água potável, quanto no tratamento do esgotamento sanitário. Parabéns Boa Vista!”, afirmou o presidente da Caer, James Serrador.

Avaliação geral

Todos os investimentos elevaram Boa Vista ao segundo lugar da Região Norte, com melhores indicadores de avaliação geral e nota de 8,19, ficando atrás apenas de Palmas, capital do Tocantins, que foi avaliada em 8,99.

No ranking de evolução nos últimos cinco anos das capitais do país, Boa Vista está entre as sete melhores. Em 2023, a empresa adquiriu 58 novos conjuntos de motobombas e 58 kits de reparo para serem utilizados nas elevatórias em Boa Vista, de modo a reforçar o sistema que trata 4.890 m³ de resíduos por hora, ou seja, 117.360 m³ de resíduos diários, e atingiu em 2024 o índice de 94,6% de cobertura, portanto, universalizando o tratamento de esgoto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista I - RR

Boa Vista I - Roraima

Sobre o município
Boa Vista é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 419 652 habitantes em 2020. Wikipédia Elevação: 85 m Área: 5.687 km² Tempo: 27 °C, vento SE a 29 km/h, umidade de 77% weather.com Hora local: segunda-feira, 15:10 População: 419.652 (2020)
Boa Vista, RR
Atualizado às 18h01
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 27°

24° Sensação
4.12 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (5.52mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)

Mín. 21° Máx. 30°

Chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias