Domingo, 14 de Julho de 2024 19:19
95 98113 6002
Geral Paraíba

Educação da Paraíba participa de pesquisa internacional

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (11) a visita da analista do Instituto Nacional de Estu...

11/07/2024 10h16
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) recebeu, na manhã desta quinta-feira (11) a visita da analista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, vinculado ao Ministério da Educação, a pesquisadora Melissa Riani da Costa, que foi recepcionada pelo o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim e equipe técnica.

O objetivo da visita é o acompanhamento da pesquisa internacional em Educação TALIS (Teaching and Learning International Survey), coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Seu foco é avaliar o ambiente de ensino e aprendizagem, bem como as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas. No Brasil, a aplicação e o tratamento dos dados são responsabilidades do INEP.

A pesquisadora explica que a pesquisa é realizada em apenas uma amostra das escolas do nosso país e a parceria com a Paraíba tem sido excelente no sentido de facilitar essa comunicação com as escolas nesse processo. “A gente agradece muito essa parceria fundamental que seria impossível a gente realizar no nosso país sem a ajuda dos estados”, ressalta Melissa.

O secretário executivo explica que a pesquisa é uma amostragem com 17 escolas na Paraíba e pode ajudar no planejamento para a superação de desafios em infraestrutura e formação. “Nós nos preocupamos primordialmente com formação e isso sem dúvida será o indicador que nos orientará na formulação de projetos de formação, mas voltados para as realidades detectadas numa pesquisa como essa”, destaca.

Após a reunião a equipe seguiu para as visitas às escolas.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias