Uma grande reviravolta está para acontecer no mercado televisivo brasileiro e algumas dúvidas estão surgindo com a chegada da TV 3.0. Na última semana, uma reunião importante aconteceu para acertar como será esse momento impactante no entretenimento.
Segundo informações do G1, o Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) recomendou por unanimidade ao Ministério das Comunicações que o país adote o sistema ATSC 3.0 (Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão para transmissões da televisão 3.0.
"Esta é uma das revoluções mais esperadas do setor. A nova geração de TV digital integrará o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão à internet, criando novos modelos de negócios e empregos", afirmou Juscelino Filho, o Ministro das Comunicações.
Um fórum realizado entre o final de 2023 e começo de 2024 contou com testes sobre essa novidade, pensando em definir a última camada física do padrão tecnológico. Foram 90 pesquisadores de nove universidades brasileiras participando desse desenvolvimento.
Chegada da TV 3.0 está prevista para começar a funcionar em 2025
Wilson Diniz, secretário de Comunicação Social Eletrônica, deu um aviso que gerou uma certa preocupação. O executivo ressaltou que não há modelos de TV disponíveis no mercado brasileiro para receber o sinal da TV 3.0, causando um pequeno problema.
Em um primeiro momento, o governo acredita que será necessário o uso de conversores para o público. São mais de 69,6 milhões de imóveis com televisão no Brasil, por isso eles ainda não definiram se esses aparelhos serão disponibilizados de graça.
"Como a vida útil das TVs tem uma carga ainda a ser cumprida, em especial porque tivemos eventos esportivos importantes nos últimos anos que fomentaram a troca dos televisores, entendemos que no começo vamos ter que ter um receptor que faça a conversão desses sinais", afirmou o secretário.
A chegada da TV 3.0 promete revolucionar a forma como as emissoras costumam produzir seus programas, novelas e telejornais. A novidade promete unir o universo da internet, com o metaverso e web 3. Existe o interesse enorme na melhora da qualidade de conteúdo e interatividade.
Uma das grandes novidades deverá ser a reprodução de conteúdos em alta definição em até 8K. Inclusive, o telespectador receberá a possibilidade de assistir televisão em qualquer lugar.
Mín. 24° Máx. 36°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsas