Segunda, 07 de Julho de 2025 15:42
95 98113 6002
Entretenimento MORMAÇO CULTURAL

Festival Mormaço Cultural celebrará 40 anos do Trio Roraimeira

Espetáculo será no dia 8 de setembro, gratuitamente, no Teatro Municipal de Boa Vista

21/08/2024 15h24
Por: Ribamar Rocha Fonte: Senuc
Semuc - PMBV
Semuc - PMBV

No palco do Teatro Municipal de Boa Vista, a magia e o legado do Trio Roraimeira – composto por Eliakin Rufino, Neuber Uchoa e Zeca Preto – serão celebrados em grande estilo, marcando as quatro décadas do movimento cultural mais significativo do Estado. O espetáculo será no dia 8 de setembro, integrando a programação oficial do Festival Mormaço Cultural 2024.

O espetáculo será na sala que leva o nome do movimento e promete emocionar o público ao revisitar a trajetória do trio que moldou a identidade cultural da região. Zeca Preto, autor da música que deu nome ao movimento, relembra emocionado como tudo começou.

"A gente começou com um show no Teatro Amazonas e viemos fazendo som com muita força de vontade. Resistimos e estamos aqui hoje, completando 40 anos de Roraimeira. Levamos o nome de Roraima para Suíça, Alemanha e outros países. Foi uma estrada muito grande”, disse o músico.

Falando sobre a sala Roraimeira do Teatro Municipal, o trio também relembra como foi a noite de inauguração do espaço. “Isso é o máximo. Estivemos lá, na inauguração do teatro e agora, voltar para uma noite tão especial, é ‘massa’. Ainda mais no Mormaço, sendo a cereja do ‘bolo de macaxeira’ que todo músico de Roraima quer estar. Vamos fazer o público viajar com a gente por toda nossa história”, ressalta Neuber.

O trio destacou ainda que o show será uma espécie de “passagem de bastão”, pois contará com a participação dos filhos, que também são músicos, além de outros artistas convidados que em suas obras já têm Roraima como centro de inspiração. Para o poeta Eliakin Rufino, mesmo passado 40 anos, o Roraimeira sempre será base para novas representações com novos artistas.  

“Eles criam traduções, novas representações, novas interpretações de Roraima. Então, eu penso que vale pelo que fizemos e vale pelo que representa para os futuros artistas e para as futuras gerações”, disse Eliakin.

O show

Zeca, Eliakin e Neuber prepararam um espetáculo de música, dança e poesia, rico em originalidade, personalidade e identidade tipicamente “roraimeira”. Grandes clássicos, novas canções e poemas da tríade, fazem parte do repertório desta noite, além das participações de seus filhos, Miro Garcia, Odara Rufino e Tauã Uchôa, respectivamente, e de convidados especiais, como Kell Silva, Euterpe, Halisson Crystian e Leka Denz, frutos desse trabalho tecido durante todo esse tempo.

Para o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, será uma honra tanto para o Mormaço quanto para a prefeitura contar com o Roraimeira nesse encontro de 40 anos incluso na programação do evento. Isso porque celebra muito o trabalho que o município vem fazendo pela cultura da terra, desenvolvendo, qualificando, fortalecendo e difundindo os artistas.

“Eliakin, Neuber e Zeca são artistas de grande relevância para o cenário nacional. O Roraimeira é interpretado como um movimento que se equipara à Tropicália, então é muito importante valorizar esse encontro desses três artistas, celebrar essa permanência, essa resistência artística e, sobretudo, fortalecer essa linguagem e estética criada pelos três”, ressaltou.

O movimento 

Unindo músicos, escritores, poetas e artistas visuais do Norte do país, o Movimento Cultural Roraimeira teve sua expressão mais marcante na música, destacando-se entre 1984 e 2000. Trata-se de um hino ao regionalismo, com um repertório que ressalta o potencial artístico e as belezas naturais de Roraima, eternizando a cultura local em cada nota e verso.

·        Saiba mais sobre o Trio Roraimeira nas Redes sociais: @triororaimeira.

Trio Roraimeira 40 anos

Data: 8 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Roraimeira

Entrada: Franca

Classificação etária: Livre.

Duração: 2h

Produção executiva: Carolina Uchôa

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Lúcio SantanaHá 10 meses Boa Vista RoraimaA cultura roraimense rompe barreiras. O modismo sertanejo universitário, não conseguiu abafar a nossa história nem nossas canções e poesias. Roraima continua na contra mão da moda musical, fazendo músicas com poesias que contam histórias, que falam de amor e paixão. Que se firma cada instante como música contemporânea de qualidade. Parabéns Roraimeira. DA MORENA BONITA... TE ACHEI NA GRANDE AMÉRICA DO SUL... QUERO ATOS QUE ME FALEM SÓ DE TI. LUCIO Santana
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias