A Entidade Administradora de Faixa (EAF) concluiu o lançamento do cabo de fibra óptica subaquático da Infovia 04, parte do programa Norte Conectado. A infraestrutura, que abrange 647 quilômetros, sendo 464 km de cabos subaquáticos, tem como objetivo proporcionar conexão de alta qualidade a quatro localidades nos estados do Amazonas e de Roraima: Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçú (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR).
A operação, que contou com o esforço de uma equipe de 51 profissionais, iniciou-se em 14 de agosto e foi concluída em 16 dias, com a implantação dos cabos ao longo dos rios Negro e Branco. A estratégia de navegação foi cuidadosamente planejada para assegurar eficiência da operação, levando em consideração os boletins de cheia e vazão dos rios.
"Realizamos a operação em duas etapas, reorganizando a ordem dos trechos para garantir que o lançamento fosse concluído antes que o nível dos rios se tornasse uma barreira. Essa abordagem foi fundamental para o sucesso da missão, e conseguimos finalizar a operação dentro do prazo previsto e em segurança", afirma Antonio Parrini, diretor de operações da EAF.
Com a conclusão desta etapa, a EAF se prepara para iniciar as obras de implementação do cabo terrestre da Infovia 04. A próxima fase está prevista para começar nos próximos meses e envolverá a instalação de 132 km de cabos terrestres ao longo da BR-174. Estima-se que a obra tenha duração de aproximadamente 100 dias.
“Este avanço significativo representa um passo importante para o desenvolvimento socioeconômico das regiões beneficiadas, proporcionando um aumento expressivo na capacidade de conexão, com uma capacidade da rede de transporte que pode chegar a mais de 4Tbps em Boa Vista, uma melhoria de cerca de13 vezes superior à a capacidade atual”
Após a conclusão da infraestrutura terrestre, ocorre a ativação do backbone. O conjunto composto pelo Sistema de Transmissão Óptico (STO) e os sistemas de conexão da rede de acesso aos pontos de atendimento possibilitará implementar a rede de alta capacidade e qualidade. Os equipamentos instalados no interior dos Centros Móveis de Alta Disponibilidade (CMADs) são responsáveis pela iluminação do cabo e o tráfego de dados pela rede com capacidade de até 96 Tb/s.
A Rede Metropolitana estenderá a conectividade até os pontos de atendimento para a população. Isso inclui escolas, hospitais, praças públicas, unidades de saúde e de justiça, garantindo que os benefícios dessa infraestrutura de alta tecnologia cheguem diretamente à comunidade.
A Infovia 04 faz parte do programa Norte Conectado, que contempla a implementação de oito infovias nos rios da Amazônia. A EAF é responsável pela construção de seis delas, totalizando mais de 9 mil quilômetros de cabos de fibra óptica subaquáticos e investimento de cerca de R$ 1,34 bilhão, provenientes do Leilão do 5G. A entidade já concluiu o lançamento da Infovia 03, que interliga localidades entre Belém (PA) e Macapá (AP), e está em fase de planejamento para a instalação da Infovia 02.
A Entidade Administradora de Faixa (EAF) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por liderar a construção de seis infovias na região Amazônica, apoiar a migração do sinal dos canais abertos de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku) e construir redes privativas para o governo federal. A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa de 3,5 GHz.
Mín. 25° Máx. 33°
Mín. 25° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 36°
Tempo limpo