Às vezes, um abraço acolhedor é tudo de que uma pessoa precisa nos momentos de angústia e tristeza. Com essa temática, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se junta à campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir os casos de suicídio em todo o país.
O vídeo será transmitido ao longo da programação da TV Assembleia, canal 57.3, assim como nas redes sociais da ALE-RR (@assembleiarr).
A campanha apresenta a história de uma jovem que leva uma vida social sempre com um sorriso no rosto, mas que, quando está sozinha, mostra a verdadeira natureza dos sentimentos. Num momento de tristeza, recebe o abraço acolhedor de uma amiga como garantia de que tudo ficará bem.
Conforme explicou a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes, a ideia da campanha institucional é mostrar que as pessoas que sofrem de algum problema de saúde mental podem contar com os amigos e a família em situações difíceis.
“Temos feito campanhas para alertar a população sobre os sinais que devemos observar no dia a dia em um amigo, parente ou colega, para tentarmos ajudar e fazer com que essas pessoas busquem por ajuda também”, afirmou.
Ela acrescentou que o Poder Legislativo tem a preocupação de propagar informações educativas em prol da vida, por isso, todos os anos, reforça a prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo e promove ações ao longo dos outros meses.
“Neste ano, vamos tratar sobre o abraço. Sabemos que ele acalma, conforta, acalenta e nos dá tranquilidade. Então mostramos que as pequenas ações fazem uma grande diferença na vida de uma pessoa, e a ideia é que possamos observar quem está ao nosso redor: às vezes, ela está com um sorriso no rosto, mas esconde uma depressão ou um problema dentro de casa”’, acrescentou.
A prevenção ao suicídio de adolescentes, jovens e adultos é constantemente debatida na Assembleia Legislativa de Roraima, seja por meio de ações ou nas sessões do Poder.
O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), lembrou que o suicídio acontece no mundo inteiro, com mais de 700 mil casos anuais, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), salientando que, no Brasil, os índices são altos.
Em 2023, foram mais de 16 mil ocorrências no país, de acordo com dados do Mapa de Segurança Pública, sendo 56 delas em Roraima. Sampaio citou o consumismo entre os jovens como um dos fatores que podem levar à depressão.
“Nesse mundo globalizado, onde há uma enorme necessidade de consumir o tempo todo, eles entram num ambiente fantasioso promovido pelas redes sociais e acabam perdendo o sentido da vida. Acham que ser feliz é ter um tênis de marca ou uma moto de qualidade, e começam a viver outra ‘realidade’. Mas quando nada disso se materializa, esses jovens se frustram e acabam entrando em depressão”, explicou.
Com isso, ele reforçou a importância de tanto os parlamentares quanto a sociedade atuarem na prevenção por meio de divulgação de informações ou na observação das pessoas para que, ao notarem algum sinal, elas possam ser ajudadas.
“Queremos conclamar esta Casa, servidores, deputados e deputadas e a sociedade roraimense, para que fiquemos atentos ao comportamento de nossos filhos e filhas, em especial, ao de nossos adolescentes, e que tomemos todas as medidas de prevenção”, concluiu.
Mín. 24° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 35°
Chuvas esparsas