Uma nova tecnologia dos radares inteligentes, que se expande por todo o Brasil, deve estar sendo instalado em breve pelas ruas de Boa Vista-RR.
O portal Panorâmica News ficou sabendo que a Prefeitura de Boa Vista estaria implantando o sistema na Capital. Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semuc) para ter detalhes sobre a veracidade dos novos radares inteligentes, mas a Prefeitura não se pronunciou.
O Panorâmica News também buscou informações sobre o funcionamento destes equipamentos e trás trechos de uma reportagem do Wandick Donett, do UOL, para melhor esclarecer, o que pode ser mais uma instrumentalização da industria da multa em Boa Vista.
De acordo com a empresa Velsis, fabricante do equipamento, este tipo de radar pode multar até a 100 metros de distância e a tecnologia busca acabar com o 'migué' daqueles motoristas que andam acima do limite de velocidade e reduzem apenas quando estão próximos à fiscalização.
Os equipamentos conseguem registrar tudo o que estiver até uma distância de 100 m antes e 50 m depois do seu ponto de instalação com muita precisão, diferentemente dos radares ele consegue detectar justamente aqueles que freiam em cima do radar e que aceleram bruscamente depois que passam do ponto de instalação.
Esses radares emitem ondas eletromagnéticas que são refletidas pelos veículos em movimento. A partir da análise da frequência dessas ondas, o equipamento calcula a velocidade exata do automóvel.
Com o uso do doppler é possível capturar informações referentes a presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar informações estatísticas e as infrações de trânsito como, por exemplo, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida.
Equipamentos já conseguem detectar, se necessário, o número de pessoas dentro dos veículos e comportamentos como o uso de celular. O objetivo passa não ser apenas medir a velocidade, mas também o que o veículo está fazendo de errado.
Conforme prevê a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) os radares devem ser todos homologados por portaria do Inmetro e são aferidos periodicamente.
Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 25° Máx. 37°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 36°
Chuva