Você sabia que dois ecopontos dos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade já estão em pleno funcionamento em Boa Vista? A população pode levar resíduos recicláveis para serem descartados nesses locais de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h. O objetivo é amenizar o impacto ambiental na capital.
O ecoponto do bairro Nova Cidade fica localizado na rua Curitiba, ao lado da Associação Global de Catadores de Materiais Recicláveis. Já o ecoponto do bairro Cidade Satélite está na rua Cisne, de encontro com a avenida Gêmeos. Logo na entrada dos prédios, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) coletam os dados de quem fará o descarte: CPF (Cadastro de Pessoa Física), endereço e tipo de resíduo.
“Até esta semana, foram feitos cerca de 160 descartes. Esse trabalho auxilia na vida útil do Aterro Sanitário e gera emprego e renda, contribuindo para uma economia circular. Entregamos os materiais para as cooperativas, onde são prensados e enviados aos grandes centros”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos.
Com a colaboração de todos, Boa Vista caminha para uma cidade mais sustentável e ambientalmente responsável
Todo esse trabalho de preservação ambiental é feito em parceria com a população, o poder público municipal e os profissionais. Ao ver pessoas descartando resíduos de forma incorreta, Ana Lúcia dos Santos, de 62 anos, não aprova. Como uma boa cidadã, ela separa o lixo corretamente e o que pode ser descartado no ecoponto (plásticos, vidros e papel), a aposentada leva ao local durante a semana.
“Ter um ecoponto perto de casa é muito bom. Facilitou minha vida e rotina. Desde a inauguração, estou sempre observando o que tenho na minha casa que pode ser descartado no prédio. Faço a separação de garrafas, caixas de ovos e outros lixos secos. Fico contente de saber que estou ajudando o meio ambiente”, contou Dona Ana Lúcia.
Poderão ser descartados pequenas quantidades de galhadas e demais materiais recicláveis, como: sobras de construção civil, sofás velhos, geladeiras sem utilidade, plásticos, alumínio, vidro, entre outros tipos de lixos secos que não estão contaminados ou sujos por substâncias orgânicas.
Resíduos de lixo úmido que possuem substância orgânica, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, não poderão ser descartados nos ecopontos. Por exemplo: animais mortos, restos de alimentos e lixos domésticos. Pilhas, baterias e outros materiais que contém composição química também não devem ser descartados no local.
Os ecopontos estão abertos de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Aos sábados, funcionam das 8h às 12h. Nas segundas-feiras, os locais passam por manutenção.
Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 25° Máx. 37°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 36°
Chuva