Terça, 05 de Novembro de 2024 21:32
95 98113 6002
Política DEBATE BOA VISTA

Debate entre candidatos de Boa Vista tem promessas sobre vagas em escolas, construção de UBSs e críticas à atual gestão

Participaram do debate na Rede Amazônica Arthur Henrique (MDB), Catarina Guerra (União), Lincoln Freire (Psol) e Mauro Nakashima (PV).

04/10/2024 06h22
Por: Ribamar Rocha Fonte: Valéria Oliveira, Yara Ramalho, Samantha Rufino, g1 RR — Boa Vista
Candidatos à prefeitura prontos para o debate na Rede Amazônica em Boa Vista — Foto: Yara Ramalho/g1 RR
Candidatos à prefeitura prontos para o debate na Rede Amazônica em Boa Vista — Foto: Yara Ramalho/g1 RR

Os quatro candidatos à prefeitura de Boa Vista participaram, na noite desta quinta-feira (3), do debate promovido pela Rede Amazônica, afiliada da Globo.

Estiveram presentes Arthur Henrique (MDB), que é candidato à reeleição, Catarina Guerra (União), Lincoln Freire (Psol) e Mauro Nakashima (PV).

O debate teve quatro blocos em que os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas livres e determinados.

O quarto bloco foi dedicado às considerações finais de cada um. A jornalista Daniela Branches, da Rede Amazônica no Amazonas, foi a mediadora.

Veja o resumo de como foi os quatros blocos do debate:

1º Bloco

Os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. A ordem foi sorteada previamente.

O primeiro bloco iniciou com perguntas de tema livre. O candidato Mauro Nakashima abriu a rodada de perguntas e questionou Arthur Henrique sobre como ele pretendia resolver questões de saúde pública, como filas em UBS.

Arthur Henrique, que é candidato à reeleição, respondeu que Mauro não conhecia a realidade da capital, falou sobre o que fez nos últimos quatro anos e prometeu, caso seja reeleito, entregar uma UPA 24 horas.

Em seguida, a candidata Catarina Guerra fez uma pergunta para Mauro. Ela questionou se ele conhecia o atual plano diretor da cidade, e disse que estava desatualizado. O candidato disse o plano diretor atual torna a cidade inviável e que isso impacta em baixo indicadores sociais.

Lincoln foi o terceiro a perguntar. Ele perguntou qual a opinião de Catarina sobre a atual gestão não valorizar servidores da educação municipal. Ela respondeu que, caso eleita, pretende mudar a realidade, valorizar servidores e cuidar de quem cuida.

Arthur finalizou a rodada perguntando para Lincoln se ele pretendia manter, caso eleito, programas como "Bem te vi", que concede óculos e consultas oftalmológicas para crianças. Lincoln disse a gestão de Arthur não cumpre com o lei de reajuste salarial dos professores e que falta cuidadores em escolas.

2º bloco

Os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas determinados. A ordem foi sorteada previamente.

O segundo bloco de perguntas determinas, com temas sorteados pela mediadora do debate. O primeiro tema sorteado foi povos indígenas. Lincoln abriu a rodada perguntando para Arthur o que ele pretendia fazer em relação a infraestrutura na Terra Indígena São Marcos, além de saúde e educação.

Arthur respondeu que o trabalho com as comunidade vai além da educação, disse ter criado jogos escolares indígenas, e promovido apoio a agricultura indígena, como assistência para plantios coletivos com assistência técnica do município.

Depois, Arthur direcionou para Mauro o que ele faria para valorizar servidores e as contas publicas no município. Mauro criticou o debate, disse que estava monótono, com perguntas decoradas e que muitas secretarias não eram contempladas com concursos e mencionou, na visão dele, da necessidade de se fazer um concurso municipal unificado para contemplar todos os setores.

Catarina perguntou para Lincoln o que ele faria pelo esporte, caso foi eleito, principalmente para aproveitar espaços públicos como praças e as praias dos rios. O candidato responde que pretendia investir em ações na periferia para tirar jovens da criminalidade, além de ampliar os horários na Vila Olímpica para que os jovens possam treinar. Ele também criticou a atual gestão e disse que os jovens da periferia estão esquecidos.

O bloco encerrou com Mauro perguntando para Catarina como pretendia fortalecer a agricultura. A candidata falou em criar poços artesianos, em fazer parceria com o governo do estado para conceder insumos e grãos para ampliar a agricultura, além de criar o selo "made in Boa Vista" como alternativa para valorizar a produção local.

3º bloco

Os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. A ordem foi sorteada previamente.

No terceiro blocos os temas foram livres. Arthur iniciou perguntando sobre como a candidata Catarina pretendia atuar em relação à educação se ela enquanto deputada estadual nunca destinou emendas parlamentares para a área.

Catarina, por sua vez, rebateu o adversário e disse nunca ter sido procurada por Arthur em busca de dinheiro para investir em educação. Afirmou ainda que a área seria prioridade, caso eleita prefeita.

Em seguida, Lincoln perguntou a opinião de Arthur Henrique sobre compra de votos, popularmente conhecida como boca de urna. Arthur respondeu que estava fazendo uma campanha limpa e que essa campanha começou há quatro anos, quando assumiu como prefeito de Boa Vista.

Na sequência, Mauro perguntou para Arthur sobre as medidas adotadas por ele para combater corrupção na administração pública. O candidato à reeleição disse que seu mandato foi conduzido de maneira transparente.

Catarina finalizou o bloco com uma pergunta sobre obras estruturantes para o candidato Mauro. Ele, por sua vez, respondeu que tem intenção implantar em Boa Vista subprefeituras em vários bairros, criando assim uma cidade policêntrica.

4º bloco

Os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas determinados. A ordem foi sorteada previamente.

Confira o último bloco do debate com os candidatos à prefeitura de Boa Vista

No quarto e último bloco, os temas também foram determinados. Mauro perguntou a Lincoln sobre o tema comunidade LGBTQIA+. A pergunta foi sobre quais políticas públicas pretendia implementar caso fosse eleito.

Lincoln começou a resposta criticando o atual prefeito e o acusou de fazer uma política exclusiva. Disse ainda que pretende criar políticas de combate à violência de gênero e à LGBTfobia na capital.

Na sequência, Arthur perguntou para Catarina como ela faria para entregar obras públicas dentro do prazo caso fosse eleita. Ela respondeu que pretendia fazer parcerias com o governo do estado para entrar espaços com uma UPA 24 horas, além de economizar recursos também por meio de apoios.

Depois, Catarina perguntou para Lincoln sobre como ele pretendia garantir internet de qualidade para a população. Ele disse ter a ideia de criar um instituto municipal de telecomunicações e promover alfabetização digital para todo, especialmente as pessoas idosas.

Lincoln foi o último a perguntar. Ele questionou Mauro sobre quais propostas tinhas para garantir assistência e bem estar social para os migrantes. O candidato respondeu dizendo que primeiro teria de resolver os problemas da população brasileira, afirmou ao atendimento de migrantes é uma questão que depende do governo federal, e também disse que já foi migrante na Austrália, portanto, sabe o que os venezuelanos passam.

Ao fim da rodada de perguntas, cada candidato teve dois minutos para fazer as considerações finais. O debate se encerrou por volta das 23h.

Considerações finais

Boa Vista tem 232.172 eleitores aptos a votar neste domingo (6), quando ocorre o 1º turno. Este ano, a população vai votar para eleger quem vai comandar a prefeitura e também os 23 vereadores que vão compor a Câmara Municipal. Em todo estado de Roraima são 389.863 eleitores distribuídos nos 15 municípios.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Fernanda Marcela Há 1 mês RRConcerteza o nosso atual prefeito tem mais querencia e equilíbrio nas respostas. Sabe governar. Realmente não tá comprando voto e nem comprou nas eleições passadas. Não recebi nada que não fosse passado a todos os munícipes. Uma gestão pra todos faz com que votemos voluntariamente. Até brinquei esses dias aos dizer...Tereza que não me escute.mais o Prefeito Arthur foi uma excelente escolha. Um prefeito com bondade no coração cheio de humildade. Conseguimos vê e perceber, tem conhecimento
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista II - RR

Boa Vista II - Roraima

Sobre o município
Boa Vista é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 419 652 habitantes em 2020. Wikipédia Elevação: 85 m Área: 5.687 km² Tempo: 27 °C, vento SE a 29 km/h, umidade de 77% weather.com Hora local: segunda-feira, 15:10 População: 419.652 (2020)
Boa Vista, RR
Atualizado às 21h02
30°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 39°

32° Sensação
5.14 km/h Vento
55% Umidade do ar
26% (0.28mm) Chance de chuva
Amanhã (06/11)

Mín. 25° Máx. 37°

Chuvas esparsas
Amanhã (07/11)

Mín. 25° Máx. 38°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias