Ex-zagueiro campeão por Baré e Atlético Roraima, Waldir Barnabé dos Santos morreu na tarde desta sexta-feira (11), aos 73 anos, em Boa Vista. Waldir estava no sexto ano de mandato consecutivo como vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol. A última reeleição dele foi em 2019.
Waldir Barnabé estava internado nos últimos dias em uma unidade hospitalar de Boa Vista para tratar de dores na região cervical. Ele passaria por cirurgia para corrigir a inflamação, mas faleceu na tarde desta sexta-feira em decorrência do comprometimento dos pulmões e do coração.
O corpo de Waldir Barnabé está sendo velado desde as primeiras horas da manhã deste sábado (12), na Orsolu, no Centro de Boa Vista. O enterro acontece às 9h do domingo, no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente.
A Federação Roraimense de Futebol e alguns clubes filiados manifestaram pesar pela morte de Waldir Barnabé com publicações nas redes sociais. Neste sábado começa o Campeonato Roraimense Sub-15, e deve ser respeitado um minuto de silencio em homenagem ao ex-dirigente nas duas partidas previstas para ocorrer no estádio Ribeirão. Veja as publicações dos clubes ao fim da reportagem.
Em entrevista cedida ao jornalista Wilson Barbosa, Waldir Barnabé dos Santos contou sobre a carreira que construiu como zagueiro, iniciando no Amazonas e encerrando em Roraima, com passagens no futebol paraense durante a trajetória.
Waldir Barnabé dos Santos nasceu no dia 8 de junho de 1951 na cidade de Manaus, no Amazonas. Waldir começou a jogar aos 17 anos na capital amazonense, onde vestiu as camisas do Rio Negro-AM, Fast Club e Sul América.
O então zagueiro chegou em Boa Vista em 1975 e defendeu as cores do River. Em 76, Barnabé se transferiu para o Baré, onde permaneceu até 1979. No ano seguinte, Waldir passou a defender o Atlético Roraima, seguindo até 1986, ano em que encerrou a carreira, tendo ainda vestido a camisa do Baré no mesmo ano para disputar um último torneio, o Copão da Amazônia.
No futebol paraense, onde disse ao jornalista Wilson Barbosa ter vivido grandes alegrias na carreira, Waldir jogou pelo Sport Uniclube e no Paysandu.
O cargo de vice-presidente não foi a única função de Waldir Barnabé como dirigente na Federação Roraimense de Futebol. Na primeira década dos anos 2000, o manauara comandou o Departamento de Futebol Feminino da entidade.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva