A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº54/2024 que declara de utilidade pública a Federação Roraimense de Xadrez. A proposta é de autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos).
Conforme a justificativa do projeto, o objetivo deste reconhecimento é fomentar o papel social da entidade e estimular a prática do esporte, uma vez que o xadrez traz benefícios como desenvolvimento das ações criativas, de autoestima, raciocínio lógico, concentração e interação.
No Plenário, Marcos Jorge reforçou a importância do incentivo ao esporte entre os jovens e de valorizar todas as modalidades praticadas na região, incluindo o xadrez.
“Nós estamos procurando valorizar cada vez mais todas as modalidades esportivas do Estado de Roraima por entender que o esporte é um dos melhores caminhos para o envolvimento da nossa juventude, também da nossa melhor idade. E todas as pessoas que praticam esportes traçam um caminho de bem-estar, de saúde, mas, acima de tudo, de preparo para a vida”, reforçou.
O deputado Chico Mozart (PP) parabenizou a iniciativa do colega parlamentar. “É um esporte que requer muita parte intelectual, embora não seja um esporte olímpico, mas existe a Olimpíada Mundial de Xadrez”, contribuiu.
Em seguida, o deputado Coronel Chagas (PRTB) disse que acompanha a luta daqueles que fazem o xadrez em Roraima e citou que existem muitos talentos. Também enfatizou as dificuldades da Federação e que este reconhecimento será um grande apoio.
“Apesar de todas essas dificuldades, a gente tem notícias de jovens representando o estado de Roraima de forma muito bonita em outros estados da federação. Ao declararmos de utilidade pública, nós vamos dar condições para que o estado possa apoiar de forma mais efetiva as ações dessa federação”, adicionou.
Por fim, o parlamentar Marcinho Belota (PRTB) apoiou a iniciativa e disse ser de grande valia para quem pratica a modalidade.
“E eu o quero parabenizar, porque é um esporte que muita gente não valoriza. É um esporte esquecido e eu, como ex-atleta, sei a dificuldade que é para competir e praticar um esporte que não é valorizado. Então, você tem o meu apoio e conte comigo”, concluiu.
Com a aprovação da proposta, o projeto de lei será encaminhado para o Poder Executivo aprovar ou não a matéria.
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 32°
Tempo nublado