Segunda, 13 de Janeiro de 2025 00:51
95 98113 6002
Especiais PERIGOS DA SALSICHA

Salsicha: Quais são os perigos do alimento?

Uma criança morreu após comer prato de salsicha na Colômbia. Nutricionista comenta como encaixar alimentos embutidos sem riscos à saúde

30/11/2024 09h59
Por: Ribamar Rocha Fonte: Correio Braziliense
Uma porção de 100 gramas de salsicha têm 976 miligramas de sódio e 5,9 de gordura saturada - (crédito: Imagem por Pixabay )
Uma porção de 100 gramas de salsicha têm 976 miligramas de sódio e 5,9 de gordura saturada - (crédito: Imagem por Pixabay )

Diante do caso da criança que morreu após comer um prato de salsicha, na Colômbia, levantou-se a discussão sobre possíveis malefícios de alimentos embutidos à saúde. Comidas como a salsicha e os nuggets seriam vilões capazes de matar?

Não há motivos para enquadrar os embutidos nesse nível, pois no caso da criança colombiana, as autoridades não informaram as causas exatas da morte. O nutricionista Kayo Benincasa considera ser "pouco provável" que alimentos como salsicha, nuggets e salame causem riscos imediatos à vida.

"Agora, o que pode ocorrer é uma  intoxicação muito forte, pois a salsicha pode conter salmonela (bactéria que causa intoxicação alimentar), e se o alimento não estiver bem armazenado, bem cuidado e dentro da data de validade, o risco é alto sim", explicou o profissional de saúde. 

No entanto, o nutricionista explica ainda que se o embutido estiver bem armazenado e próprio para  o consumo, não há riscos imediatos à vida . A questão dos malefícios desses alimentos, enfatizou Kayo, refere-se aos riscos a médio e longo prazo, com foco na saúde do indivíduo.

Alto em sódio, gordura saturada e conservantes

Baseado na tabela nutricional de uma famosa marca de embutidos, uma porção de 100 gramas de salsicha tem 976 miligramas de sódio e 5,9 mg de gordura saturada. Por dia, a quantidade recomendada de sódio, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de menos de 2 gramas.

Uma pequena porção de 100 gramas de salsicha equivaleria a 48% do máximo recomendado de sódio diariamente. "Quando consumimos embutidos em excesso, os efeitos a longo prazo são hipertensão, colesterol alto e doenças cardiovasculares", alertou o profissional.

Equilíbrio

A regra é clara: não há alimentos vilões e nem "satinhos". Mesmo com vasta quantidade de maus nutrientes, na avaliação do nutricionista Kayo Benincasa, é possível encaixar embutidos na dieta com moderação. "Podemos consumir, sim, os embutidos. Não há motivos para ser radical", comentou.

Agora, segundo Kayo, embutidos não devem ser consumidos por pessoas que desejam emagrecer. "A grande quantidade de sódio presente nos alimentos embutidos podem causar retenção de líquido. Isso vai de encontro aos planos de quem quer emagrecer", explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias