Domingo, 12 de Janeiro de 2025 19:35
95 98113 6002
Meio ambiente Meio ambiente

Rio Grande do Sul é contemplado em estudo estratégico do Japão sobre hidrogênio verde

Como resultado da missão governamental à Ásia, o governo japonês, por meio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (Meti), anunciou a aprov...

03/12/2024 20h51
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom RS
-
-

Como resultado da missão governamental à Ásia, o governo japonês, por meio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (Meti), anunciou a aprovação de um projeto estratégico voltado para a formulação de um MasterPlan para a produção e o consumo de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul.

A iniciativa será conduzida pela consultoria ERM Japan, em parceria com o governo estadual, com foco no aproveitamento do potencial de energia renovável da região e no fortalecimento das relações econômicas bilaterais. Durante a missão, o governadorse reuniu com representantes do governo do Japão para detalhar as potencialidades do Estado na área de energias renováveis.

O projeto integra o programa de cooperação do Meti com países do Sul Global, que visa promover a sustentabilidade e a descarbonização, ao mesmo tempo em que fortalece os laços geopolíticos e econômicos entre o Japão e esses países. A escolha do Rio Grande do Sul se deve à combinação de fatores como o apoio governamental e o potencial da região para a produção local de hidrogênio verde, que pode ser consumido internamente ou exportado pelo Porto do Rio Grande.

Além de atender à estratégia japonesa de transição energética, o estudo contribuirá para o desenvolvimento de infraestrutura no Estado, consolidando o Rio Grande do Sul como referência em inovação e sustentabilidade energética na América Latina. O projeto reforça o compromisso do governador Eduardo Leite em posicionar o Estado como protagonista na economia global verde.

Texto e edição: Secom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias