Terça, 30 de Novembro de 2021 22:35
95 98113 6002
Desenvolvimento Social EDUCAÇÃO INDÍGENA

Insikiran promove Seminário Internacional de Educação Intercultural e Bilíngue (SIEIB) de 8 a 11 de novembro

O objetivo do seminário é fomentar reflexão sobre o uso das línguas indígenas dentro dos espaços acadêmicos e os desafios que os povos indígenas enfrentam

23/09/2021 11h12
Por: Ribamar Rocha Fonte: Ascom
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O II Seminário Internacional de Educação Intercultural e Bilíngue (SIEIB) será realizado de 8 a 11 de novembro pelo Insikiran (Instituto de Formação Superior Indígena) da UFRR (Universidade Federal de Roraima) com financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e PAEP (Programa de Apoio a Eventos no País).

O objetivo do seminário é fomentar reflexão sobre o uso das línguas indígenas dentro dos espaços acadêmicos e os desafios que os povos indígenas enfrentam, com o ataque sistemático e insegurança jurídica em relação aos seus direitos constitucionais, particularmente dos seus territórios. O Instituto Insikiran, por ter em seu quadro somente alunos indígenas e um conselho composto por diversas organizações Indígenas de Roraima, pretende que este evento assegure as polifonias indígenas, para ecoar suas lutas pelo respeito à diversidade e aos princípios de justiça no estado democrático.

A programação do encontro trará conferencistas indígenas estrangeiros, da Lakehead Unversity, Canadá, do Indigenous Rights of International Peoples, do Instituto Internacional de Derecho y Sociedad, Peru. Do Brasil, a participação dos professores do Instituto Insikiran, Dra. Ananda Machado, Dr. Maxim Repetto e Ms. Sarlene da Silva assim como as vozes potentes de Joênia Wapichana, Mara Sinhosewawe Xavante, Edson Kayapó e Dário e Davi Kopenawa.

Delegações com representantes da Organização dos Professores Indígena de Roraima (OPIRR), o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR) estarão presentes.

No site do evento, haverá uma galeria com mostra de artistas indígenas, como Jaider Esbell, Mahsiano Wai wai, Alaweru, José Casado, Andre Dib, Enoque Raposo e Done Karapiá e apresentações da banda Kruviana.

O evento homenageará o ex-diretor do Insikiran, Prof. Marcos Braga (in memoriam) em reconhecimento por toda sua contribuição ao Instituto Insikiran.

O SIEIB é gratuito, mas oferece a oportunidade aos inscritos doarem recursos para dois projetos indígenas: O canto da terra e Música sem fronteiras.

A coordenação e a comissão do evento são constituídas por professores do Instituto Insikiran e do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Joao del Rei. Contará com apoio do Grupo de Pesquisa Mundos Nativos (DECIS/UFSJ) e do Grupo de Pesquisa Conversa Educativa (UFRR/UFSJ). O comitê acadêmico tem outros membros de diversas universidades federais (UFRR, UFSJ, UFPB, UFPA, UFF e UFJF).

 

Todas as informações estão no site www.sieib2021.com.br. As inscrições e submissão para apresentação de trabalhos nos dias 5 a 14 de outubro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias