A prefeitura de São João da Baliza, ao Sul de Roraima, decretou situação de emergência no município devido à seca e os efeitos da estiagem que atingem a região. O decreto foi assinado nessa sexta-feira (24) pela prefeita Luiza Maura (PP). Ele tem validade de 90 dias — até 24 de abril.
O decreto considera impactos causados pela falta de chuvas na região, como o desabastecimento de água e prejuízos na agricultura, na criação de gado, piscicultura, na produção de agrícola e a horticultura.
Ele também considera um parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Comsdec), que classificou a situação como desastres naturais de estiagem e seca.
“Essa seca prolongada trouxe desafios enormes para a nossa cidade. Precisamos agir com rapidez e eficiência para garantir o apoio necessário às famílias e produtores que mais precisam”, disse a prefeita Luiza.
Com isso, um comitê de crise também foi criado para coordenar ações emergenciais de combate a estiagem no município. O grupo é composto por representantes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras e Urbanismo.
Agora, as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil ficam autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação, e usar uma propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva