Domingo, 16 de Março de 2025 06:28
95 98113 6002
Educação PISO DOS PROFESSORES

MEC anuncia novo piso salarial dos professores; veja qual é o valor

Reajute de 6,27% vale para docentes que trabalham 40 horas semanais em creches, pré-escola, ensino fundamental e médio em todo o País.

31/01/2025 06h21
Por: Ribamar Rocha Fonte: Fabio Grellet – Revista Educar
Piso nacional para professores do ensino básico foi instituído por lei de 2008 Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão
Piso nacional para professores do ensino básico foi instituído por lei de 2008 Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou na noite desta quinta-feira, 30, um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da educação básica em todo o Brasil. O piso, válido para jornadas de 40 horas semanais, passou de R$ 4.580 para R$ 4.867,77.

O reajuste é retroativo a 1º de janeiro, como prevê a Lei do Magistério, de 2008. A cada início de ano, o Ministério da Educação (MEC) define e anuncia qual é o reajuste e o valor do piso para aquele ano. A educação básica é aquela que engloba a creche, a pré-escola e os ensinos fundamental e médio.

Em resposta ao anúncio do ministro na rede X (antigo Twitter), a maioria das respostas publicadas por internautas eram reclamações de que muitos Estados e municípios não respeitam essa remuneração mínima.

"A gente quer é uma alteração na lei do piso para que os Estados e municípios que não paguem o piso sofram punição", escreveu um internauta. "De que adianta aumentar a nível federal se Estados e municípios não cumprem o piso salarial?", questionou outro.

Por outro lado, gestores dos governos locais, sobretudo prefeituras, reclamam que a Lei do Piso pressiona o orçamento das pequenas cidades.

 

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Derci Rosa de Lima Fogaca Há 1 mês Floreal, Estado Sao Paulo Gabinete do Ministro @ mec.ponto gov.Br
Paulo AndradeHá 1 mês Recife/ PEO governo federal deveria criar um artigo,dentro da lei doo piso, para que governadores e prefeitos que não cumprisse com o reajuste do piso, seriam punidos crinalmente é teriam os repasses do Fundeb suspensos,até cumprir com a lei. O próprio governo é culpado,pois não fiscaliza o Fundeb, deixa nas mãos dos larápios, que utilizam para fazerem manobras políticas. Senhor ministro federalize o pagamento dos professores, tire essa verba das mãos desses gestores, paguem diretamente na conta do profes
Francisca Lucieni de Matos Há 1 mês Boa Vista do RamosSempre é assim não pago o valor certo embolso todo dinheiro dos funcionários, que queria muito que tivesse concurso público em meu município, já está fazendo vários anos que nunca mas teve concurso
Maria da Conceição André de Oliveira AgostinhHá 1 mês Duque Que vergonha.Lei no Brasil não ser cumprida e educadores, assim como aposentados e pensionista com salários congelados a 9 anos. Afinal isso é uma desvalorização total do profissional que ensina a todas as outras profissões. Estou revoltada e decepcionada com essa carreira que trilhei. Quanto era o custo de vida a 9 anos atrás. Somos a culpa da corrupção desse país? Dinheiro tem,mas a maldade é absurda.
Erika Schmidt Gasbarro Há 1 mês São Vicente -SPOs gestores das prefeituras, reclamam que a Lei do Piso salarial dos professores pressiona o orçamento das pequenas cidades, mas o salário dos vereadores, prefeitos, secretários, assesores e comissionados é uma lambança! Eles devem ter vergonha,pois querem professores e não querem pagar o salário.O professor é a base sólida da sociedade e nela é formada a massa de trabalhadores que sustentam este sistema tão rico, onde politicos usurpam do dinheiro público, cujo pertence a sociedade.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias