Desde as antigas rotas comerciais que conectavam o Oriente Médio e o norte da África com o Mediterrâneo até os supermercados e lojas de produtos naturais ao redor do mundo, as tâmaras conquistaram um lugar especial como um dos alimentos mais doces, saudáveis e nutritivos. A tâmara é o fruto obtido das espécies de palmeiras do gênero Phoenix, conhecidas popularmente como tamareiras; principalmente da espécie Phoenix dactylifera, originária da região que hoje conhecemos como Iraque.
Acredita-se que seu cultivo começou há mais de 6.000 anos, o que a torna um dos alimentos mais antigos consumidos pela humanidade. Seu nome deriva da palavra grega daktilos, que significa "dedo".
Hoje, além de serem apreciadas pelo sabor intenso e pela textura única, as tâmaras são valorizadas por seus múltiplos benefícios à saúde. Ricas em ferro, fibras, antioxidantes e minerais essenciais como potássio, magnésio e cálcio, este alimento não só auxilia no bom funcionamento do organismo, mas também se tornou uma alternativa saudável ao açúcar refinado.
Um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) descreveu a tâmara como uma excelente fonte de energia, com potencial para substituir, na culinária, os açúcares refinados e os alimentos ultraprocessados, que estão entre os principais fatores do aumento da obesidade. O relatório também destaca que, em sua forma desidratada, esses frutos podem durar vários meses, tornando-se um alimento fácil de armazenar.
— Originalmente, as tâmaras eram uma boa opção devido à sua quantidade de nutrientes e por serem pequenas e fáceis de transportar por regiões desérticas — afirma Analía Yamaguchi, médica clínica especialista em nutrição.
Entre as propriedades mais destacadas do fruto, Yamaguchi ressalta a presença de fibras, cálcio, potássio, magnésio e diversos minerais; as tâmaras também possuem vitamina A, embora em menor quantidade.
Apesar dos inúmeros benefícios das tâmaras para o organismo, Yamaguchi ressalta que se trata de uma fonte de carboidratos altamente calórica. 100 gramas desse alimento fornecem aproximadamente 277 calorias, valor que pode variar ligeiramente dependendo da variedade e do grau de maturação do fruto.
— São pobres em gorduras, mas têm calorias. Não é saudável viver apenas à base de tâmaras — explica. — Como qualquer alimento, é bom consumi-las na medida certa e sempre complementando com outros alimentos para garantir uma dieta completa e equilibrada.
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 24° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 33°
Chuvas esparsas