Quinta, 24 de Abril de 2025 11:34
95 98113 6002
Internacional RENDIÇÃO DA UCRANIA

Trump está levando a Ucrânia a se render

Na opinião de Willian Waack, o que Trump acaba de fazer com a Ucrânia é transformar alguém em cego no meio de um tiroteio

06/03/2025 05h25
Por: Ribamar Rocha Fonte: Willian Waack - Opinião
Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca — Foto: Brian Snyder/Reuters
Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca — Foto: Brian Snyder/Reuters

O que Trump acaba de fazer com a Ucrânia é transformar alguém em cego no meio de um tiroteio.

Os americanos suspenderam o envio para a Ucrânia de inteligência militar em tempo real, depois de terem suspendido o envio de armas e munições. Ou seja, no meio dos ferozes combates com as tropas de invasão russas, os americanos tornam mais difícil aos ucranianos defender o próprio país de uma agressão brutal.

Trump não dá a menor bola para isso, mas há algo nas relações internacionais que se chama postura moral — que ajuda a explicar como os Estados Unidos e seus aliados derrotaram a União Soviética na última Guerra Fria.

Trump procede de maneira a deixar evidente que potências menores não têm outra opção senão obedecer o que os fortes mandam. Tanto faz se fazem parte de um sistema de alianças liderado pelos Estados Unidos — e que o próprio Trump está destruindo com enorme rapidez.

Em boa medida, o atual presidente americano é sintoma e não causa de uma sociedade que se partiu ao meio, perdeu a noção da própria excepcionalidade e hoje não se põe de acordo sequer sobre o que seja ser americano.

As consequências que já se detectam são perigosas para o próprio país que ele pretende retornar a uma grandeza que considera perdida. E cuja “restauração” — leia-se atender à base vociferante do Make America Great Again — vale qualquer preço a ser pago, inclusive agradando a quem o considera o inimigo principal, a Rússia.

Azar dos ucranianos, que não conseguiram entender nada disso. E se encontram na situação de terem de capitular — salvo um milagre europeu, capitular a Trump e Putin.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
João AlmeidaHá 2 meses Boa VistaTrump está certíssimo em fazer este acordo com a Ucrânia para rendição, pois esta guerra MATOU e está MATANDO muita gente sem NECESSIDADE e o próprio Zelensky não pôe nem a cara na janela para ver isso, Já Donlad Trump sabe das responsabilidades de uma guerra sangrenta SEM NECESSIDADE nenhuma, mas só interesse de comunista zelensky
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias