Domingo, 16 de Março de 2025 06:23
95 98113 6002
Especiais INCLUSÃO E DIREITOS

ALE-RR aprova lei que garante a crianças autistas visitas adaptadas em presídios

Medida tem como objetivo garantir um ambiente adequado e menos estressante para esse público ao visitar familiares privados de liberdade

12/03/2025 13h49
Por: Ribamar Rocha Fonte: Anderson Caldas - SupCom ALE-RR
Foto: Eduardo Andrade - SupCom ALE-RR
Foto: Eduardo Andrade - SupCom ALE-RR

Na sessão desta quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o Projeto de Lei (PL) Nº 222/2024, que institui um calendário de visitas diferenciado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estabelecimentos prisionais do Estado. A medida tem como objetivo garantir um ambiente mais adequado e menos estressante para esse público visitante.

De autoria da deputada Tayla Peres (Republicanos), a proposta foi aprovada com 17 votos e confirmação que crianças e adolescentes com TEA apresentam sensibilidade a estímulos sensoriais como barulho, iluminação intensa e aglomerações, o que pode tornar as visitas carcerárias regulares uma experiência prejudicial.

“A criação de um calendário diferenciado de visitas tem como objetivo proporcionar um ambiente mais adequado para crianças e adolescentes autistas, garantindo o direito à convivência familiar em condições dignas e respeitosas às particularidades deles”, justificou Tayla.

O texto da lei estabelece que as visitas para crianças e adolescentes com TEA deverão ocorrer em dias e horários diferenciados do público geral. Além disso, a proposta determina que os dados serão previamente estabelecidos pela administração penitenciária e que os estabelecimentos prisionais deverão disponibilizar espaços adaptados para minimizar estímulos sensoriais excessivos e garantir o conforto dos visitantes.

Com aprovação do PL, o texto segue para sanção ou veto governamental.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias