Devido à ação civil pública que enfrenta na Justiça Federal, a General Motors do Brasil (GMB) pode ter que desembolsar mais de R$ 92 milhões em indenização para clientes. O processo, que tem como impetrante o Ministério Público Federal (MPF), requer que a GMB pague por danos morais coletivos pela fabricação e comercialização de veículos Chevrolet Onix envolvidos em sinistros.
O pedido se refere aos carros produzidos entre 2012 e 14 de janeiro de 2018, que, segundo a denúncia, não contam com “a devida segurança contra impactos laterais”. De acordo com os dados fornecidos pela União e anexados ao processo pelo MPF, entre 2018 e 2024 houve 4.189 acidentes envolvendo o Onix.
Entre os acidentes, 1.546 resultaram em feridos leves, 290 em feridos graves e 48 em mortes.
Para o MPF, a indenização deve ser distribuída da seguinte forma:
O pedido aguarda a análise pela 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal.
Segundo o Metrópoles noticiou em fevereiro deste ano, o MPF também reiterou o pedido de recall dos carros para que sejam feitas as reparações necessárias, de forma gratuita, para que atendam as atuais normas de segurança. O MPF requer, ainda, que a ação tenha o julgamento da lide antecipado, ou seja, que a Justiça decida sobre o processo, sem precisar de mais provas ou audiências.
Para o MPF, desde 2012, a GM do Brasil colocou no mercado brasileiro um veículo impróprio e inadequado para uso, que contribuiu para a ocorrência de inúmeros acidentes com consequências irreversíveis.
De acordo com o documento, desde o lançamento, no fim de 2012, até outubro de 2018, a Chevrolet vendeu mais de um milhão de unidades do Onix, obtendo receita de aproximadamente R$ 8,3 bilhões por ano. Em 2019, foi o veículo mais vendido no Brasil.
Em fevereiro, quando questionada sobre o processo, a GMB informou, por meio de nota, que o veículo “atende integralmente às especificações técnicas exigidas pela legislação brasileira”.
“A General Motors não comenta casos que estão em andamento na Justiça. No entanto, é importante ressaltar que o veículo em questão atende integralmente às especificações técnicas exigidas pela legislação brasileira, incluindo todas as normas e regulamentações veiculares em vigor”, disse a nota. A Chevrolet é a única marca da GM que atua no Brasil.
Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 24° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 31°
Chuva