O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) orienta os proprietários de veículos a realizarem a indicação do condutor real que cometeu infrações de trânsito. A medida garante que os pontos sejam atribuídos corretamente na CNH do responsável, evitando prejuízos ao doador do veículo.
O procedimento pode ser feito de forma digital , por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou pelo site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ambos com acesso via conta Gov.br.
A indicação de infrator pode ser feita para agilizar processos de transferência de pontuação na CNH. No entanto, para fazer o processo on-line só é permitido entre pessoas físicas, e tanto o proprietário do veículo como o infrator real devem ter a CNH na versão digital.
O diretor de Controle de Condutores e Veículos do Detran-RR, José Raimundo Rodrigues, informou que a indicação do condutor infrator também pode ser feita pelo site do Senatran , mas também é preciso ter uma conta Gov.br.
"É necessário ter uma conta Gov.br e o processo de indicação de quem cometeu a infração é bem simples. Além disso, a indicação é importante porque traz mais segurança para o proprietário e para o condutor do veículo, ainda mais por conta das várias modalidades de golpes que estão sendo aplicadas", explicou o diretor.
PASSO A PASSO
Para indicar o condutor real pelo aplicativo CDT é necessário fazer login com a conta Gov.br; depois clique em “Infrações”; selecione a opção “por veículo”; escolher o veículo e a infração; clique no botão “real infrator”; e em seguida, preencha os dados do aplicativo.
O condutor infrator deve entrar no aplicativo CDT e confirmar a responsabilidade.
Para indicar o condutor real pelo Senatran é necessário acessar o portal da Secretaria Nacional ; depois, clique em “infração” e em “não foi você quem cometeu a infração? Veja como indicar o real infrator”; em seguida, basta indicar o nome e o CPF do condutor real.
Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 24° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 31°
Chuva