Segunda, 23 de Junho de 2025 02:31
95 98113 6002
Geral Maranhão

Governo promove ações de vacinação a alunos da rede estadual

Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo ações de vacinação diretamente nas escolas da rede pública estadual.

16/05/2025 19h42
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Maranhão
- SES promove vacinação no Iema Pleno do Centro (Foto: Danielle Filgueiras)
- SES promove vacinação no Iema Pleno do Centro (Foto: Danielle Filgueiras)

Como parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre adolescentes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo ações de vacinação diretamente nas escolas da rede pública estadual.

Na quinta-feira (15), a ação aconteceu no Iema Pleno do Centro. Segundo Deborah Campos, da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS), a estratégia envolve não apenas a aplicação das vacinas, mas também um momento prévio de escuta e sensibilização dos estudantes. “Essa abordagem busca conscientizar os alunos da importância de aceitar os imunizantes como forma de proteção à saúde”, destacou.

As ações anteriores foram realizadas nas unidades do Iema Pleno Cohab (145 doses aplicadas) e Iema Rio Anil (144 doses aplicadas). A próxima escola a receber a vacinação será o Liceu Maranhense. A iniciativa nesta etapa contabilizou cerca de 400 doses de vacinas aplicadas.

Para a enfermeira do Iema Centro, Marilze Cutrim, a iniciativa reforça o trabalho de busca ativa e contribui para a atualização da caderneta vacinal dos adolescentes. “Muitos jovens não se atentam às doenças preveníveis. Trazer a vacina para o ambiente escolar é uma forma eficaz de ampliar o acesso e proteger também suas famílias”, afirmou.

Estudantes aprovaram a medida. Daniela Bacelar, de 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio em tempo integral, disse que a ação facilita o acesso à vacinação. “Passamos o dia inteiro na escola e, muitas vezes, não conseguimos ir aos postos. Com a vacina aqui, fica mais fácil para todos”, disse.

João Gabriel Brandão, também com 17 anos e aluno do terceiro ano, compartilha a mesma opinião. “Mesmo com um posto perto de casa, eu nunca lembro de ir. Aqui na escola, o acesso é rápido e prático”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias