Trilhas, paisagens e belezas naturais do estado integram a 4ª exposição fotográfica do Meio Ambiente, promovida pela Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A mostra, que reúne 24 imagens, estreou nesta quinta-feira (5) no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos e segue para visitação até o dia 20 de junho, das 8h às 18h.
Com o tema “Trilhas Ecológicas: Caminhos para a Natureza e a Consciência Ambiental”, a exposição integra as ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e à Semana de Conscientização para Preservação do Meio Ambiente.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou o compromisso do Parlamento em estimular a educação ambiental.
Deputado Soldado Sampaio, presidente da ALE-RR - Foto: Jader Souza
"Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos. Esta exposição amplia o debate que já promovemos nesta Casa e nos convida à reflexão. As imagens registradas são que merecem ser apreciadas", destacou.
As fotos foram selecionadas por meio de chamado público, abertas a fotógrafos profissionais, amadores, agências de turismo e moradores apaixonados pela natureza roraimense.
Entre os expositores está o fotógrafo Jorge Macêdo, com mais de 40 anos de experiência, que escolheu eternizar o sítio arqueológico da Pedra Pintada, na Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima.
"Tenho paixão por Roraima, fotografo muito a natureza e a cultura indígena. É uma grande satisfação participar mais uma vez desta exposição, ainda mais tratando de um tema tão relevante", afirmou.
Jorge Macêdo, fotógrafo profissional - Foto: Jader Souza
Já o estreante Rafael Silva, que atua como condutor de trilhas há quatro anos, registrou um momento de Hospedagem na Serra Grande, no Cantá.
"Durante uma trilha, vi um homem ajudando uma senhora a subir uma piscina natural. Gosto de fotos espontâneas, então fiz esse clique, sem planejado", lembrou.
Rafael Silva, fotógrafo amador - Foto: Jader Souza
Promovida pela Superintendência de Comunicação do Poder Legislativo, por meio da Diretoria de Relações Institucionais da ALE-RR, a exposição visa despertar olhares para a importância da preservação ambiental e fomentar o ecoturismo em Roraima.
As imagens retratam paisagens dos municípios de Iracema, Cantá, Caracaraí, Pacaraima, Mucajaí, Uiramutã, Normandia, Amajari, Boa Vista, além de registros na fronteira com a Venezuela.
De acordo com a diretora do setor, Joselina Lotas, a participação surpreendeu, com quase 40 inscrições.
Joselina Lotas, diretora de Relações Institucionais da ALE-RR - Foto: Jader Souza
"O tema das trilhas ecológicas não apenas divulga nossos destinos turísticos, mas também reforça a importância da preservação. Muitas pessoas ainda desconhecem os locais retratados aqui", explicou.
Durante a abertura, os deputados Jorge Everton (União) e Albuquerque (Republicanos), que prestigiaram o evento, destacaram a relevância de iniciativas que promovem a consciência ambiental. Ao final, todos os expositores receberam certificados de participação.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva