Segunda, 23 de Junho de 2025 01:47
95 98113 6002
Geral SOLO SEGURO RORAIMA

Semana “Solo Seguro” em Roraima acontece de 9 a 13 para ampliar a regularização fundiária urbana

A mobilização nacional é instituída pelo CNJ para dar visibilidade e celeridade ao Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas

07/06/2025 09h54
Por: Ribamar Rocha Fonte: Nucri/TJRR
Divulgação
Divulgação

Entre os dias 9 e 13 de junho, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, realiza ações institucionais no estado durante a Semana “Solo Seguro Favela”. A programação integra uma mobilização nacional instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem por objetivo dar visibilidade e celeridade ao Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas, regulamentado pelo Provimento CNJ n.º 158/2023.

A iniciativa tem como finalidade garantir o direito à moradia digna e à segurança jurídica da posse, incorporando áreas urbanas ocupadas informalmente, inclusive aquelas originalmente classificadas como rurais, ao ordenamento territorial do município. Trata-se de uma política pública estratégica que impacta diretamente na vida de milhares de famílias e no desenvolvimento urbano.

Em Roraima, a Corregedoria do TJRR coordena a articulação com instituições como prefeituras, o Governo do Estado, cartórios de registro de imóveis, órgãos fundiários e entidades públicas e privadas ligadas à regularização urbana. O objetivo é integrar esforços para reduzir a informalidade e ampliar a entrega de títulos de propriedade aos moradores de comunidades consolidadas.

Programação institucional

A programação inclui a entrega de títulos de regularização e duas palestras técnicas que aprofundam a discussão sobre os caminhos legais para a superação dos entraves fundiários no Brasil.

Confira os destaques da agenda:

 11 de junho, às 16h – Entrega de títulos na comunidade Vila Jardim, em Boa Vista
 13 de junho, às 9h – Palestra: “Processo Judicial x Prova Técnica: O Caminho para Soluções Fundiárias”, com Amadeu Triani
 13 de junho, às 10h – Palestra: “Favela Registrada, Cidade Inteligente: A Regularização Fundiária como Fundamento Jurídico das Smart Cities”, com Rafael Spínola Castro

As atividades são voltadas especialmente a representantes das serventias extrajudiciais, institutos de terra, órgãos de planejamento urbano, profissionais do Direito e demais atores envolvidos nos processos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Embora os beneficiários diretos não participem da organização do evento, a ação tem impacto direto sobre comunidades inteiras que passam a ter segurança jurídica sobre os imóveis que ocupam há anos.

A Semana “Solo Seguro Favela” busca, ainda, despertar o compromisso das instituições públicas com o cumprimento do direito à moradia previsto na Constituição Federal, evidenciando que a titulação é mais que um documento — é um passo concreto para garantir dignidade, cidadania e desenvolvimento social.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias