Terça, 08 de Julho de 2025 07:40
95 98113 6002
Geral Maranhão

Governo do Maranhão realiza mutirão de cirurgias no Hospital Regional de Açailândia

O Hospital Regional de Açailândia é referência na saúde pública na região e atende a população de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga, Cidelân...

13/06/2025 17h52
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Maranhão
- Hospital Regional de Açailândia passou por reforma e ampliação (Foto: Wellington Silva)
- Hospital Regional de Açailândia passou por reforma e ampliação (Foto: Wellington Silva)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta semana mais um mutirão do programa Cirurgia Aqui a Fila Anda, no Hospital Regional de Açailândia, na Região Tocantina.  Ao todo foram realizados 20 procedimentos cirúrgicos durante os dois dias (terça e quarta-feira) com média de 10 cirurgias diária. A meta é zerar a fila de espera de 133 procedimentos cirúrgicos até o final de junho.

Durante a ação foram realizados colecistectomias, hernioplastias, exéreses e outros procedimentos. Os atendimentos fazem parte da nova fase da unidade, que passou por ampliação com a entrega das obras pelo governador Carlos Brandão, na quarta-feira (11).

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que a ação representa um avanço importante na política de descentralização da saúde no Maranhão. “Nosso foco é dar dignidade à população, com acesso ágil e humanizado às cirurgias. Com a ampliação da estrutura hospitalar, conseguimos acelerar os atendimentos e garantir que mais pessoas tenham suas demandas atendidas com qualidade”, afirmou Tiago Fernandes.

Com a nova estrutura o hospital passou a contar com 50 enfermarias e 10 leitos de UTI, o que permitirá ampliar significativamente a capacidade de atendimento. A estimativa é que as internações mensais passem de 75 para 200 e que a realização de exames laboratoriais e de imagem aumente de 5.200 para mais de 20 mil por mês. A meta de cirurgias mensais também foi ampliada para 115 procedimentos, com atuação cirúrgica prevista para todos os dias da semana.

Para o professor Lindomar Marinho do Vila, de 56 anos, a experiência no hospital superou as expectativas. “É o que a gente sente: um atendimento humanizado. A gente tinha só a experiência do Socorrão e ter um hospital como esse na nossa região é de grande valia. Como contribuinte e maranhense, fico feliz de ter esse suporte no momento em que a gente mais precisa”, destacou o professor.

Darcy Alves Bandeira, de 65 anos, também foi atendido durante a ação. Ele aguardava há três meses por uma cirurgia de hérnia. “Correu tudo bem. Fui bem atendido, aqui não tem faltado nada. Veio no momento certo. Graças a Deus, deu tudo certo”, relatou.

O Hospital Regional de Açailândia é referência na saúde pública na região e atende a população de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga, Cidelândia, Buriticupu, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias