Começa neste sábado (14) a maior e mais ambiciosa edição da Copa do Mundo de Clubes da história. O duelo entre Inter Miami, de Lionel Messi, e o Al Ahly, do Egito, no Hard Rock Stadium, às 21h (horário de Brasília), abre oficialmente o novo modelo de disputa, que ocorre a cada quatro anos e com 32 equipes.
A seguir, veja um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o novo Mundial de Clubes.
A Fifa reinventou sua competiçãο de clubes para abranger mais clubes e tornar mais atrativo o modelo de mundial entre clubes. Antes restrito a 7 equipes anualmente, o torneio virou, neste ano, um evento quadrienal com 32 clubes, inspirado no formato da Copa do Mundo de seleções. A fase de grupos reúne oito grupos de quatro equipes cada. Depois, os dois melhores grupos avançam às oitavas, com matamata até a decisão final. Ao todo, serão disputadas 63 partidas em 29 dias.
Abertura ocorre no 14 de junho de 2025, com Inter Miami x Al Ahly, no Hard Rock Stadium, em Miami. A grande final no dia 13 de julho de 2025, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O torneio será realizado em 12 estádios distribuídos por 11 cidades norte-americanas. Veja todos estádios:
Participam campeões continentais recentes e clubes selecionados por ranking em suas confederações. Entre os brasileiros presentes na competição estão os quatro últimos ganhadores da Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Veja todos participantes:
· Palmeiras – Brasil
· Flamengo – Brasil
· Fluminense – Brasil
· Botafogo – Brasil
· River Plate – Argentina
· Boca Juniors – Argentina
· Chelsea – Inglaterra
· Real Madrid – Espanha
· Manchester City – Inglaterra
· Porto – Portugal
· Benfica – Portugal
· Inter de Milão – Itália
· PSG – França
· Bayern de Munique – Alemanha
· Borussia Dortmund – Alemanha
· Juventus – Itália
· Atlético de Madrid – Espanha
· RB Salzburg – Áustria
· Monterrey – México
· Seattle Sounders – EUA
· LA FC - EUA
· Pachuca – México
· Al-Ahly – Egito
· Wydad Casablanca – Marrocos
· Espérance – Tunísia
· Mamelodi Sundowns – África do Sul
· Al-Hilal – Arábia Saudita
· Urawa Red Diamonds – Japão
· Ulsan Hyundai – Coreia do Sul
· Al Ain – Emirados Árabes
· Auckland City – Nova Zelândia
· Inter Miami – EUA
Por ter o mesmo dono do Pachuca, que também está no Mundial de Clubes, o León, do México, foi excluído do torneio pela Fifa. A vaga ficou com o LAFC, que venceu um jogo de playoff contra o América-MEX.
Por conta da adição do torneio e a paralisação das competições no período, muitos atletas reclamaram e chegaram a esboçar uma greve contra o calendário de competições, que está com mais jogos e menos dias de descanso entre as datas.
A forma de classificação para o Mundial também causou polêmica. Por conta do limite de dois representantes por país, equipes bem qualificadas no ranking das confederações ficaram de fora do torneio, como é o caso de Liverpool e Barcelona.
A FIFA introduziu algumas novidades na disputa, que serão testadas e disponibilizadas na competição. Entre as novidades estão:
· Árbitros com câmeras corporais
· VAR em tempo real nos telões para o público acompanhar as decisões
· Bola com chip para auxiliar nos impedimentos e interferências irregulares
· Substituições feitas pelos técnicos via tablet
· Impedimento semiautomático com ajuda de inteligência artificial
O torneio terá transmissão da Cazé TV, da Globo, do SporTV e do Globoplay, além da DAZN que possui os direitos globais da competição.
A Copa do Mundo de Clubes vai movimentar cifras astronômicas, o que chama a atenção dos 32 participantes. O campeão pode faturar até 125 milhões de dólares (aproximadamente R$ 700 milhões na cotação atual).
Cada time recebe uma quantia pela participação no Mundial, que foi dividido por continente. Esta premiação é baseada em critérios esportivos e comerciais Veja distribuição dos valores:
· Europa: de 12,81 milhões a 38,19 milhões
· América do Sul: 15,21 milhões
· América do Norte, Central e Caribe: 9,55 milhões
· Ásia: 9,55 milhões
· África: 9,55 milhões
· Oceania: 3,58 milhões
· Fase de grupos (três partidas): 2 milhões por vitória/1 milhão por empate
· Oitavas de final: + 7,5 milhões de euros
· Quartas de final: + 13,1 milhões de euros
· Semifinal: + 21 milhões
· Vice-campeão: + 30 milhões
· Campeão: + 40 milhões
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas