Quinta, 28 de Outubro de 2021 00:44
95 98113 6002
Desenvolvimento Social DIGNIDADE

DF, Roraima e mais 10 estados aprovam distribuição gratuita de absorventes

Medida visa combater e evasão escolar entre adolescentes de baixa renda

14/10/2021 18h49
Por: Ribamar Rocha Fonte: Renan Fiuza - CNN
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Onze estados e o Distrito Federal pretendem adotar ou já sancionaram leis estaduais para distribuição gratuita de absorventes na rede de ensino, indica um levantamento feito pela Agência CNN.

A ação visa combater a evasão escolar, já que a falta de absorventes e a impossibilidade de comprá-los fazem com que meninas deixam de ir à escola.

Os 11 estados além do DF são: São Paulo, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Amazonas, Pará, Ceará, Bahia, Paraná, Roraima e Rio Grande do Norte.

O assunto veio à tona depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, na semana passada, a distribuição gratuita de absorventes para pessoas de baixa renda, medida prevista no Projeto de Lei 4968, de 2019, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

De acordo com pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 62% das meninas entrevistadas afirmaram que já deixaram de ir à escola por causa da menstruação, enquanto 35% afirmaram que já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes.

Na Paraíba, por exemplo, a medida já foi adotada e ampliada para atender também homens trans que menstruam. O estado também oferece absorventes (internos/externos descartáveis), coletores menstruais e calcinhas absorventes (reutilizáveis), que são dois meios mais ecológicos do que os absorventes comuns.

(Com informações de Giovanna Bronze, da CNN, em São Paulo)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista - RR
Atualizado às 01h34 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

28° Sensação
9 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias