Terça, 07 de Dezembro de 2021 16:49
95 98113 6002
Tecnologia TRANSPARÊNCIA

Assembleia Legislativa aprova PL que determina registro de velocidade da internet na fatura mensal

De acordo com deputado Chico Mozart, norma torna mais transparente serviço ofertado pelas empresas e o que de fato usuário recebe

26/10/2021 22h11 Atualizada há 1 mês
Por: Ribamar Rocha Fonte: Suellen Gurgel - SupCom ALERR
Foto: Nonato Sousa / Jader Souza / Marley Lima
Foto: Nonato Sousa / Jader Souza / Marley Lima

A oscilação no fornecimento de dados de internet e a falta de transparência no consumo geram muitas dúvidas aos consumidores. Para dar mais segurança aos usuários de Roraima, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei (PL) 134/2019, proposto pelo deputado Chico Mozart (Cidadania), que determina que as prestadoras do serviço na modalidade pós-paga apresentem, na fatura mensal, gráficos sobre o registro da velocidade diária média do envio e recebimento de dados.

 

Na justificativa do PL, Chico Mozart observa que a norma busca resguardar o Direito de Defesa do Consumidor, preconizado na Lei Federal nº 8.078/1990, na qual as empresas são obrigadas a oferecer as informações claras e verdadeiras sobre os serviços ofertados.

 

“Com a matéria, objetivamos trazer mais transparência a essa relação de consumo que se mostra um tanto abstrata para o consumidor, em virtude da dificuldade de constatar, sem ajuda de aparelhos adequados, qual a velocidade de recebimento e envio de dados, em detrimento daquela contratada e paga mensalmente”, esclareceu.

 

Ainda de acordo com a proposta, para se aferir a média diária, não será computada a velocidade de recebimento e de envio de dados entre 0h e às 6h, e esse fluxo deverá ser discriminado em gráficos separados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista - RR
Atualizado às 17h31 - Fonte: Climatempo
32°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 34°

35° Sensação
9 km/h Vento
52% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias