Terça, 07 de Dezembro de 2021 18:03
95 98113 6002
Geral Pará

Estado fortalece participação dos órgãos municipais nas ações de segurança pública

A prioridade dada pelo governo estadual à integração com os municípios foi enfatizada no II Encontro Estadual de Guardas Municipais

27/10/2021 22h20
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Fortalecer os órgãos municipais no planejamento da segurança pública é uma das diretrizes do Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), promoveu nesta quarta-feira (27), no auditório do Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém, o II Encontro Estadual de Guardas Municipais, que reuniu agentes de mais de 40 municípios.

Segundo Luciano Oliveira, coordenador do evento, “a integração tem sido um viés da atual gestão”. Com o encontro estadual, frisou, o objetivo foi ressaltar a participação do município nas ações de prevenção e repressão da violência. “Apesar de a constituição não ser devidamente adequada, desde o começo da atual gestão já era contemplado o chamamento das guardas municipais para o planejamento da segurança”, informou Luciano Oliveira.

No evento foram expostas as estratégias desenvolvidas pela Segup em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds). A parceria com as Guardas Municipais foi enfatizada pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. Ele destacou ainda a importância dos temas debatidos para ações futuras na área de segurança.

“As discussões de hoje serão a baliza do futuro. Sabemos que a capacitação, que é fundamental, foi um tema discutido durante o evento do ano passado, e foi concretizado. Entendemos vocês como componentes do sistema público de segurança. Contem com a gente para fortalecer, cada vez mais, o trabalho de vocês”, assegurou o secretário.

O presidente da Federação Paraense de Guardas Municipais, inspetor Esaú Araújo, ressaltou a importância da iniciativa. “As Guardas estão sendo efetivamente partícipes da segurança pública. O governo do Estado reconhece as Guardas Municipais, sendo um processo que iniciou em 2020 com a primeira edição do encontro”, lembrou.

Mais formação- Para o guarda municipal de Parauapebas, Rogério Carvalho, o apoio à capacitação é imprescindível. “A Guarda precisa de capacitação, de maior formação, não somente de equipamentos. É importante o que a Secretaria de Segurança Pública disponibiliza com relação aos cursos e graduações. Certamente, vamos partilhar com nossos colegas quando voltarmos”, disse.

O evento, que também contou com a participação de profissionais de trânsito que atuam no âmbito municipal, “evidenciou o zelo do governo do Estado com as forças de segurança”, na avaliação do agente de trânsito do município de São Félix do Xingu, Sérgio Cruz. “Com essa gestão sentimos esse amparo, que nos fortalece. Vimos aqui a interação entre o Estado e o Município, e com os outros órgãos da segurança pública, e voltamos mais capacitados e com a mente mais aberta”, frisou.

Texto: André Macedo - Ascom/Segup

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista - RR
Atualizado às 18h53 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 34°

33° Sensação
9 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias