Terça, 18 de Janeiro de 2022 03:15
95 98113 6002
Saúde Amazonas

FVS-RCP participa de documentário e divulga ações de Vigilância em Saúde Ambiental associadas a Desastres no Amazonas

07/12/2021 16h00
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Documentário está sendo gravado por equipe do MapBiomas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental associada a Desastres no Amazonas (Vigidesastres), participou, nesta terça-feira (07/12), em Manaus, da produção de documentário do Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (Mapbiomas), uma iniciativa de mapeamento anual do uso e cobertura da terra no Brasil.

Também participou da iniciativa a Defesa Civil de Manaus. As gravações foram realizadas nos bairros Tarumã e São Jorge, na zona oeste da capital.

Com o documentário, o objetivo da FVS-RCP é divulgar as ações realizadas pelo Programa Vigidesastres no Amazonas, incluindo a distribuição de material de Educação em Saúde sobre os cuidados na rotina dos moradores por ocasião das cheias dos rios, além da distribuição de frascos de hipoclorito de sódio para as famílias afetadas pelas enchentes e selecionadas pela equipe do documentário.

A Vigilância em Saúde Ambiental associada a Desastres é uma das funções essenciais da saúde pública, de acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

“São realizadas estratégias de mobilização para enfrentamento, por exemplo, de inundações graduais ocasionadas pelas cheias dos rios no Amazonas, e que podem evoluir para desastres naturais no estado, seja pelo comportamento do rio ou pelas chuvas intensas”, destaca.

Pelo Vigidesastres, segundo o coordenador do programa, Renato Souza, a preparação para situações de desastres é realizada anualmente, quanto à execução de diagnóstico de fragilidades e da capacidade de resposta do Estado.

“O documento é mais uma oportunidade de mostrar o trabalho ativo do programa, principalmente relacionado à cheia, considerando que a inundação gradual no Amazonas é previsível”, disse Renato.

Mapbiomas – O Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (Mapbiomas) é uma iniciativa que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de uso e cobertura da terra do Brasil. O projeto envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG) e ciência da computação.

Vigidesastres – O programa de Vigilância em Saúde Ambiental associada a Desastres (Vigidesastres) objetiva desenvolver ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista - RR
Atualizado às 04h09 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

27° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias