Terça, 24 de Maio de 2022 17:18
95 98113 6002
Cultura APROVADO NA ALE-RR

‘Festejo do Quarto de Bode’ agora é patrimônio cultural imaterial de Roraima

Idealizado por Jerônimo Cabral, festividade já existe há mais de três décadas e reúne anualmente uma multidão

08/12/2021 15h28
Por: Ribamar Rocha Fonte: Marilena Freitas - SupCom ALE-RR
Foto: Marley Lima/ Nonato Sousa
Foto: Marley Lima/ Nonato Sousa

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira (8), por 17 votos, o Projeto de Lei (PL) 120/2019, que declara o “Festejo do Quarto de Bode” como patrimônio cultural imaterial de Roraima. A festividade acontece no município de Amajari, a 164 quilômetros de Boa Vista. A matéria segue para veto ou sanção do Executivo.  

 

O deputado Marcelo Cabral (sem partido), autor do PL, defendeu a proposta alegando a grandiosidade do evento. 

 

“É um festejo tradicional com mais de três décadas que fomenta a economia e a cultura. Quero parabenizar a família do finado Jerônimo Cabral, que criou a festa. Era apenas para reunir os fazendeiros, mas hoje virou tradição no Estado de Roraima, e por isso merece virar patrimônio cultural imaterial”, disse. 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), também enfatizou a importância do evento. “Ao Festejo do Quarto de Bode, só não vai quem já morreu. Quem não gosta daquele forró animado? Parabéns, deputado Marcelo Cabral, pela homenagem. É justa!”, afirmou. 

 

Jefferson Alves (PTB) saiu em defesa do PL e antecipou o voto favorável. “Quero parabenizar o deputado que fez uma homenagem à família de Jerônimo, que tem uma relevância muito grande naquela região. A gente que nasceu em Roraima sabe que essa é uma festa tradicional e o quanto as pessoas aguardam chegar esse momento”.

 

Na justificativa do PL, Marcelo Cabral ressaltou que o “Festejo do Quarto de Bode” é uma herança do povo roraimense que não pode ser tocada, mas que se sente no coração e constitui parte importante de sua história. 

 

“O interior de Roraima é conhecido pelos seus grandes festivais com bandas de forró locais e eventos ligados à cultura agropecuária, entre eles o ‘Forró do Quarto de Bode’”, salientou.  

 

Ele acrescentou que Jerônimo Cabral criou o festejo para a comunidade recheado do genuíno forró, corridas de cavalo, futebol e festival de comidas típicas, entre elas a paçoca, que inclusive já foi declarada como patrimônio gastronômico e é o prato mais consumido durante o evento. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Amajari - RR
Boa Vista - RR
Atualizado às 18h00 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 32°

31° Sensação
15 km/h Vento
74% Umidade do ar
83% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias