Com o objetivo de fomentar o etnoturismo em Pacaraima, representantes das comunidades indígenas Kauwê e Boca da Mata, entregaram nesta sexta-feira, 6, o plano de visitação turística das duas localidades para a Coordenadoria Regional da Funai em Roraima (Fundação Nacional do Índio).
Principal fomentador do etnoturismo em Roraima, por meio do desenvolvimento de ações e protagonismo do Estado no desenvolvimento das RAI (Rotas Amazônicas Integradas), a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) participou da elaboração do documento, junto com a Prefeitura de Pacaraima, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima) e o Sebrae RR.
O diretor do Departamento de Turismo da pasta, Bruno Muniz de Brito, explicou que o Executivo deu apoio para a elaboração dos planos de visitação com qualificações voltadas a construção do texto, com base na política do desenvolvimento do turismo nas comunidades indígenas.
“Desde 2019, nós temos trabalhado com essas comunidades e hoje elas já protocolaram na Funai os seus planos de visitação. Agora passam a integrar o rol de comunidades indígenas de Roraima que já estão sinalizando positivamente para o desenvolvimento do turismo, com os seus planos”, disse.
Entregar o Plano de Visitação para a Coordenadoria Regional da Funai em Roraima, significa um grande avanço para as comunidades indígenas de Pacaraima e para o próprio município, segundo ressaltou a diretora do Departamento Municipal de Turismo de Pacaraima, Karynna Stael Macuxi.
“O turismo sustentável é aquele que promove a geração de renda, a proteção ambiental, a equidade social e os valores culturais. Todo esse processo fortalece nossa cultura e nossos conhecimentos tradicionais. Assim, todos aprendem a conviver, a respeitar a cultura dos povos indígenas e conservar nossas terras indígenas”, frisou Karynna, que também atua como coordenadora de Turismo e segunda tuxaua da Comunidade Kauwê.
QUALIFICAÇÕES NAS COMUNIDADES
Em 2019, o Governo de Roraima realizou na comunidade Boca da Mata, as primeiras qualificações voltadas a formatação do Plano de Visitação, em parceria com o Sebrae, por meio do programa Investe Turismo. Na ocasião, foram contratados consultoria, que auxiliou a comunidade nesta construção.
Já em 2021, a comunidade Kauwê sinalizou interesse em aderir as qualificações, geridas pelo Executivo Estadual junto com seus parceiros.
“Eu avalio como positiva a entrega dessas comunidades, porque elas vão fortalecer Pacaraima, no que tange a sua oferta turística. Agora com a abertura da fronteira (com a Venezuela) e o retorno dos viajantes ao Monte Roraima, eles vão voltar a visitar o monte e encontrar muitas novidades em Pacaraima, que são as visitações em terras indígenas. Isso vai trazer uma nova realidade para o município e oportunizar mais emprego, renda e desenvolvimento”, complementou o diretor do Departamento de Turismo da Secult.
Mín. 24° Máx. 36°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsas