Sexta, 27 de Maio de 2022 02:22
95 98113 6002
Política GARIMPO LEGAL

Integrando a diligência do Senado, Telmário defendeu o garimpo legal e saúde para todas as comunidades indígenas

O senador Telmário Mota (PROS-RR) integra a diligência externa do Senado Federal, que está em Roraima até sexta-feira, 13, para acompanhar as medidas de combate ao avanço do garimpo ilegal, na Terra Indígena Yanomami.

11/05/2022 20h05 Atualizada há 2 semanas
Por: Ribamar Rocha Fonte: Ascom Parlamentar
Foto Divulgação
Foto Divulgação

 

Nesta quarta-feira, 11, em reunião com organizações indígenas e indigenistas, no Auditório da Procuradoria da República, o senador Telmário, mais uma vez, defendeu o garimpo sustentável e legal, assim como a proteção e a saúde dos indígenas, e também cobrou transparência nos recursos encaminhados para a comunidade Yanomami.

 

“Não podemos sacrificar o nosso estado mais do que está sacrificado. É preciso gerar emprego e renda para a nossa gente e saber utilizar de forma sustentável essa terra, que é uma das mais ricas do país. Então é preciso unificar a cobrança de todos os órgãos competentes para que todas as comunidades indígenas sejam assistidas e protegidas, assim como promover ações que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso estado. Agora, querer culpar só os garimpeiros pelo extermínio dos índios é querer esconder a raiz do problema que é muito maior”, destacou o senador, que é roraimense e índio Macuxi._

 

Após ouvir todas as autoridades e representações presentes na audiência, o senador Telmário reforçou que é preciso garantir ao estado de Roraima, uma reserva mineral em área não indígena, para que o garimpo possa acontecer de maneira legal e sustentável, assim como é preciso que haja eficiência na proteção e na saúde dos indígenas, com uma Funai melhor aparelhada e com transparência na aplicação dos recursos.

 

Para o senador, é preciso aplicar uma auditoria no Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Yanomami para apurar onde estão sendo aplicados os recursos.

 

“Já que ouvimos muitas reclamações de doenças levadas pelos garimpeiros aos índios, temos que evitar a entrada de representantes das ONGs, que também não prestam contam dos seus serviços à nossa sociedade e que ganham muito dinheiro em nome das nossas comunidades. Além disso é preciso assistir os índios que estão perambulando bêbados e se agredindo pelas nossas ruas. Esses índios estão abandonados e é uma questão urgente de saúde pública, principalmente dos Yanomami, que também precisa ser resolvida”, finalizou.

 

O senador Telmário Mota (PROS-RR) integra a diligência externa do Senado Federal, que está em Roraima até sexta-feira, 13, para acompanhar as medidas de combate ao avanço do garimpo ilegal, na Terra Indígena Yanomami.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Vista - RR
Atualizado às 03h01 - Fonte: Climatempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 31°

23° Sensação
6 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias