Presidente da Finlândia confirma que país se candidatará para aderir à Otan
Decisão abandona décadas de neutralidade e ignora ameaças de retaliação pelo governo de Putin
15/05/2022 07h45
Por: Ribamar RochaFonte: Tara John e Chandler Thornton da CNN
O governo da Finlândia anunciou neste domingo (15) que se inscreverá para ingressar na Otan, abandonando décadas de neutralidade em tempo de guerra e ignorando as ameaças russas de possível retaliação, enquanto o país nórdico tenta fortalecer sua segurança após o início da guerra na Ucrânia.
A decisão foi anunciada em uma coletiva de imprensa conjunta no domingo com o presidente Sauli Niinistö e a primeira-ministra Sanna Marin, que disse que a medida deve ser ratificada pelo parlamento do país antes de prosseguir.
“Esperamos que o parlamento confirme a decisão de solicitar a adesão à Otan”, disse Marin durante uma entrevista coletiva em Helsinque no domingo. “Durante os próximos dias. Será baseado em um mandato forte, com o Presidente da República. Temos mantido contato próximo com os governos dos Estados membros da Otan e com a própria Otan.”
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.