Sábado, 20 de Abril de 2024 04:08
95 98113 6002
Saúde Amazonas

FVS participa da 1ª Semana de Enfermagem de Atalaia do Norte abordando quadro epidemiológico da Covid-19

O evento teve como tema “O protagonismo da enfermagem no contexto pandêmico'' e contou com a presença da diretora-presidente da FVS-RCP

24/05/2022 17h20
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

O evento tem a finalidade de trazer mais visibilidade para a profissão no município

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou nesta terça-feira (24/05), da 1ª Semana de Enfermagem de Atalaia do Norte, município localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru (distante a 1.138 quilômetros de Manaus).

O evento teve como tema “O protagonismo da enfermagem no contexto pandêmico” e contou com a presença da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfermeira de carreira há mais de 22 anos no serviço público.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade e contou com a participação dos profissionais de saúde de Atalaia do Norte, acadêmicos dos cursos técnicos de enfermagem e convidados para discutir sobre as experiências do período de pandemia da Covid-19 nos diferentes cenários de atuação do enfermeiro.

Durante a apresentação, a diretora-presidente daFVS-RCP, Tatyana Amorim, apresentou o atual cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas. “Hoje, o estado do Amazonas encontra-se sem óbitos pela doença há mais de 25 dias e permanece na fase verde, com risco muito baixo para transmissão do vírus. A vacinação é a nossa principal ferramenta de vigilância para o controle da doença, por isso é importante completar o seu esquema vacinal e as doses de reforço”, enfatiza Tatyana.

Ainda na ocasião, a diretora destacou o trabalho integrado da Vigilância em Saúde que é transversal à rede de atenção à saúde, seja no enfrentamento das ações de combate à Covid-19 ou em outras áreas de atuação como para a melhoria dos indicadores de saúde junto à população atendida.

O secretário municipal de saúde de Atalaia do Norte, James Guedes, agradeceu a presença da FVS-RCP no evento que é um marco histórico para a enfermagem e saúde do município.

“Nós elaboramos este evento alusivo para discutirmos o quanto foi importante o protagonismo destes profissionais durante o contexto pandêmico, pois é importante reconhecer o trabalho de todos que enfrentaram diversos desafios e dificuldades em prol da saúde pública do Amazonas, além de disseminar informações relevantes para o público presente”, relatou James.

A técnica de enfermagem Larissa Garcia, que estava participando do simpósio, disse que a iniciativa foi fundamental para ter um norte do trabalho árduo dos profissionais de saúde e que também compreendeu mais sobre o trabalho da Vigilância em Saúde realizado pela FVS-RCP. “Essa iniciativa serviu de inspiração para quando eu for iniciar a minha faculdade de enfermagem, pois quero ser uma profissional qualificada para exercer minha função com responsabilidade e sabedoria”, disse.

Programação Especial

O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Alexsandro Melo, também esteve presente na Semana de Enfermagem do Centro Universitário Nilton Lins em Manaus para explanar sobre os “Desafios da Vacinação da Covid-19 no Amazonas”.

Em Manacapuru, participou do evento relacionado à profissão de enfermagem, a Gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis (GVDT), Noelia Medeiros, que abordou sobre “O papel do enfermeiro epidemiologista e suas potencialidades da profissão”, durante a 1ª Jornada de Enfermagem do município.

A programação faz parte do mês alusivo destinado a homenagear os profissionais de enfermagem através da integração e valorização da categoria.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias