Sexta, 09 de Junho de 2023 00:33
95 98113 6002
Política RORAIMA E AMAPÁ

Estrada entre Roraima e Amapá é discutida em audiência que debateu infraestrutura das rodovias

O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25, na Câmara dos Deputados.

25/05/2023 15h09
Por: Ribamar Rocha Fonte: Ascom Parlamentar
Ascom Parlamentar
Ascom Parlamentar

A audiência pública ocorreu após requerimento do deputado Albuquerque (Republicanos) e acatado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e contou com a participação de técnicos do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério das Relações Exteriores e do secretário adjunto de infraestrutura de Roraima, Emerson de Paula.

Na oportunidade foram discutidas a possibilidade de ligação por estradas entre Roraima e Amapá, mas sobretudo as BRs 174 e 401 que ligam Roraima e o Brasil à Venezuela e à Guiana.

Foram destacados os números de aumento das exportações em Roraima e os problemas das estradas, que precisam estar preparadas para o escoamento da produção.

Para se ter uma ideia, as exportações de Roraima para Venezuela atingiram U$ 274 milhões de dólares, em 2022. Com a Guiana também tivemos um crescimento significativo. Em 2021, as exportações brasileiras cresceram mais de 170%, atingindo, U$ 117 milhões de dólares. A estrada para a Guiana foi definida como primordial, pois é o caminho mais curto para que os produtos brasileiros cheguem aos países do Caribe, aos Estados Unidos, bem

como, para que os produtos do norte do país cheguem à Europa.

A necessidade da continuidade dos acordos bilaterais para o desenvolvimento do comércio e da cooperação entre estes países, foi destacada para trazer dinamismo ao desenvolvimento do norte do Brasil e do estado de Roraima.

O deputado Albuquerque se disse bastante satisfeito com o resultado da audiência, que trouxe mais envolvimento dos órgãos federais e mais interesse em contribuir para que os problemas que imperam o desenvolvimento da região sejam sanados. “Estamos confiantes de que, nos próximos anos, Roraima estará despontando no mapa das exportações nacionais com uma grande força”, destacou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias