Quinta, 13 de Junho de 2024 16:18
95 98113 6002
Geral Pará

Trabalho de engenheiro da Cosanpa é premiado em evento nacional

Apresentados no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, os trabalhos refletem a qualidade da produção técnico-científica na Amazônia

25/05/2023 23h40
Por: Ribamar Rocha Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Funcionários da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) participaram nesta semana do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em Belo Horizonte (MG). Entre os profissionais que representaram a Companhia, o engenheiro sanitarista e ambiental que gerencia o Setor de Controle e Qualidade, Arthur Arrais, recebeu premiação pelos seis artigos técnicos publicados. Autores de trabalhos premiados no Congresso

Os trabalhos premiados colaboraram para o melhoramento da engenharia sanitária e ambiental do País. “Mais da metade dos artigos apresentados e premiados foi escrita no escopo das atividades profissionais já desenvolvidas na Cosanpa, refletindo a qualidade da produção técnico-científica na Amazônia. É fundamental esse tipo de reconhecimento para o crescimento do nosso Estado, e principalmente para a Companhia, pois desta forma estamos na vanguarda da prestação dos serviços de saneamento básico no contexto nacional”, disse Arthur Arrais.

A engenheira sanitarista em ambiental Thaize Cravo expôs seu artigo no encontro nacional, abordando a caracterização e classificação dos resíduos sólidos gerados na Cosanpa para subsidiar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Com a aprovação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/2010 - o plano é um dos principais instrumentos da Lei, que direciona a sociedade a se adequar à política, além de empresas de saneamento que também se enquadram nesses setores.

"Foi de extrema importância apresentar este artigo, pois agregou valor a minha vida profissional e trouxe experiências com grandes profissionais da área do saneamento em âmbito nacional", destacou Thaize Cravo.

Um dos principais pontos expostos no Congresso foi a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que visa contribuir de forma sustentável a partir de práticas corretas, eficientes e economicamente viáveis para o setor dos saneamento, mantendo o equilíbrio ambiental.

"Seguindo a diretriz do governador (Helder Barbalho) e da vice-governadora (Hana Ghassan), além de estarmos desempenhando a gestão da Cosanpa seguimos em busca de mais valorização aos servidores, e sabemos que isso também ocorre por meio de cursos, capacitações e congressos, em que enviamos os servidores custeados pela Companhia para que possam levar os trabalhos produzidos aqui e se tornamcasespara outras companhias em nível nacional", ressaltou José Fernando Gomes Júnior, presidente da Cosanpa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias